[weglot_switcher]

Depois das críticas do fundo americano, chineses da CTG garantem que continuam a trabalhar na OPA da EDP

A companhia estatal chinesa rejeitou comentar as críticas feitas pelo fundo Elliott, que considera que a OPA poderá provocar um “enfraquecimento da EDP”.
  • Cristina Bernardo
15 Fevereiro 2019, 10h36

 

A China Three Gorges (CTG) garante que continua a trabalhar na oferta pública de aquisição (OPA) sobre a EDP. Já sobre as críticas feitas pelo fundo norte-americano Elliott, a companhia chinesa rejeita fazer qualquer tipo de comentário.

“A CTG continua a progredir com todos os requisitos regulatórios, continuando a trabalhar com uma vasta equipa de assessores em discussões com reguladores em várias jurisdições e no cumprimento de todas as condições prévias ao lançamento da oferta pública de aquisição pela EDP”, disse a CTG ao Jornal Económico.

Conforme o Económico já tinha avançado, a CTG prepara-se para registar a OPA na direção-geral da concorrência da Comissão Europeia até ao final deste mês.

Sobre a OPA lançada pela CTG, o fundo liderado por Paul Elliott Singer considera que a “oferta atual da CTG não demonstra quaisquer sinais de progresso e não terá hipótese de sucesso” se não se verificar “uma revisão da contrapartida da oferta que reflita o valor justo da EDP”, segundo um comunicado divulgado pelo fundo na quinta-feira.

Os norte-americanos também defendem a redução da dívida pela EDP, no valor de 14,5 mil milhões, e um aumento da aposta nas renováveis pela companhia, que poderá ser alcançado através da venda de ativos no valor de 7,6 mil milhões de euros, como a EDP Brasil, detida em 51% pelo grupo EDP, e vários ativos em Portugal e Espanha como as centrais a carvão e redes de distribuição.

A Elliott é detida por Paul Elliott Singer, conhecido por “abutre” da Argentina, nas palavras do anterior governo argentino de Cristina Kirchner, por não aceitar uma redução da dívida argentina detida por si, depois de Buenos Aires ter chegado a acordo com a maioria dos seus credores.

Sobre as propostas da Elliott, a EDP garantiu que as irá analisar: “Agradecemos a contribuição da Elliott e iremos analisar cuidadosamente as suas propostas, em linha com a prática seguida com todos os nossos acionistas”, disse a elétrica na quinta-feira.

A CTG oferece 3,26 euros por cada ação da EDP na OPA. No fecho da sessão de quinta-feira, a companhia voltou a atingir este valor na bolsa de Lisboa. Segundo as contas da Elliott, o valor da ação da EDP poderia atingir os 4,33 euros, caso a companhia seguisse as recomendações do fundo.

O fundo Elliott detém atualmente 2,9% da EDP, encontrando-se entre os 10 principais investidores da companhia. Já a CTG detém 23,27% da elétrica liderada por António Mexia.

https://jornaleconomico.pt/noticias/opa-fundo-abutre-exige-aos-chineses-uma-melhor-oferta-pela-edp-411212

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.