[weglot_switcher]

Depois de Trump, quem será o próximo ‘outsider’ a concorrer à Casa Branca?

O 45º presidente norte-americano conseguiu ser eleito com recurso apenas à sua experiência empresarial. Servirá o magnata de exemplo para que outros CEO de grandes empresas se candidatem à presidência dos Estados Unidos?
  • REUTERS/Lucas Jackson
6 Janeiro 2018, 16h00

O presidente norte-americano, Donald Trump, prepara-se para completar um ano de mandato à frente da Casa Branca. Munido apenas pela larga experiência em negócios – que conseguiu após décadas ao comando de um império imobiliário que leva o seu nome –, Donald Trump tem sido um exemplo para outros CEO de grandes empresas darem um passo rumo à presidência do país. Quem se seguirá?

A questão foi colocada (e respondida) pela ‘Reuters TV’ nas suas habituais previsões de ano novo. Depois de Donald Trump ter deixado o mundo de olhos arregalados ao ser eleito sem nunca ter desempenhado qualquer cargo político, os analistas políticos da ‘Reuters’ acreditam que outros diretores-executivos de grandes empresas tomarão a mesma iniciativa.

Entre os potenciais candidatos à presidência dos Estados Unidos em 2020, a ‘Reuters’ destaca Howard Schultz, ex-CEO da cadeia de cafetarias Starbucks. Com uma fortuna avaliada em cerca de 2,9 mil milhões de euros (qualquer coisa como 2,4 mil milhões de euros), Howard Schultz já tinha sido referido como um dos potenciais candidatos na corrida às presidenciais de 2016 que deram vitória a Donald Trump. A hipótese acabou por não se concretizar, mas os analistas acreditam que em 2020 o cenário será diferente.

“Um dos candidatos mais prováveis na corrida à Casa Branca seria Howard Shultz”, consideram os analistas da estação televisiva. “Ele já deu alguns passos que parecem indicar que ele seria um sério concorrente às presidenciais de 2020, tal como se pôde ver quando visitou o estado do Texas, logo após o furacão Harvey”.

Outro candidato na lista de outsiders que se poderiam candidatar a eleições nos Estados Unidos é Bob Iger, CEO da Disney, indica a ‘Reuters TV’. Os analistas sustentam que o empresário foi uma das vozes mais críticas à liderança de Donald Trump, tendo deixado o Conselho Consultivo da Casa Branca, depois de ter decidido retirar os EUA do acordo climático de Paris. Além disso, Bob Iger “tem evitado falar sobre os seu projetos futuros com os media”.

Apesar de ter assinado recentemente contrato com Washington por prolongar a sua posição à frente da Disney, os peritos consideram que “isso não razão para excluirmos a possibilidade de [Bob Iger] deixar o cargo se ele decidir que Washington é o seu melhor futuro”.

Sheryl Sandberg, COO do Facebook, figura também entre os candidatos previstos. Os analistas acreditam que Sheryl Sandberg teria capacidades para chegar à frente e se candidatar à liderança da maior economia mundial, depois de a democrata Hillary Clinton ter falhado o seu propósito.

“Ela não é CEO do Facebook, mas mostrou ser politicamente muito mais inteligente do que o seu patrão [Mark Zuckerberg] e ela tem sido mais ativa em Washington nos últimos tempos”, argumentam.

A fechar a lista está o dono do clube de basquetebol Dallas Mavericks, Mark Cuban. “Ele tem sido uma das vozes mais ativas sobre o futuro político e ele já disse que estaria a considerar candidatar-se, provavelmente como independente”, explica a ‘Reuters TV’.

Previsões feitas, resta agora esperar para ver se algum deste magnatas se chega à frente e mergulha de cabeça, como Donald Trump fez.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.