[weglot_switcher]

Depois do dividendo, BCE também quer travar pagamentos de bónus nos bancos

“Dentro da mentalidade para manter capital que estamos a tentar incutir nos bancos, esperamos que os bancos exerçam a remuneração variável com moderação extrema”, disse Andrea Enria, presidente do board de supervisão do Banco Central Europeu.
31 Março 2020, 10h11

O Banco Central Europeu (BCE) quer travar os bónus que os bancos pagam às respectivas administrações, devido aos impactos económicos da Covid-19, e admite intervir se os bancos não demonstrarem “moderação extrema” no pagamento de bónus.

Em entrevista ao “Financial Times”, Andrea Enria, presidente do board de supervisão do banco central admitiu que os bancos sejam moderados no pagamento de bónus, limitando-os e, assim, evitando a intervenção do BCE.

“Dentro da mentalidade para manter capital que estamos a tentar incutir nos bancos, esperamos que os bancos exerçam a remuneração variável com moderação extrema”, disse Andrea Enria.

O presidente do board supervisão do BCE adiantou que “o capital seria conservado e as almofadas [de capital] dariam poder de fogo aos bancos para conceder crédito às famílias e às empresas”.

As declarações de Andrea Enria surgem poucos dias depois de o BCE ter recomendado aos bancos que não distribuam dividendos até, pelo menos, 1 de outubro de 2020, enquanto durar a crise pandémica do novo coronavírus.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.