[weglot_switcher]

Deputado do CDS-PP critica Ferro Rodrigues por impedir uso de máscaras na sessão solene do 25 de Abril

O deputado democrata-cristão, João Almeida, que foi contra a celebração do 25 de Abril no Parlamento, desmente o presidente do Parlamento, Eduardo Ferro Rodrigues, e diz que mesmo nos plenários que decorrem com um quinto de deputados têm havido máscaras nos plenários.
  • João Almeida
22 Abril 2020, 14h23

O deputado do CDS-PP João Almeida criticou esta quarta-feira a decisão do presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, de impedir o uso de máscaras de proteção individual na sessão solene do 25 de Abril. O democrata-cristão, que foi contra a celebração do 25 de Abril no Parlamento, desmente Eduardo Ferro Rodrigues e diz que mesmo nos plenários que decorrem com um quinto de deputados têm havido máscaras nos plenários.

Num comentário publicado no Twitter, João Almeida escreveu que, “como qualquer teimoso sem razão, Ferro [Rodrigues] resolveu agravar a argumentação” em relação à comemoração da Revolução dos Cravos.

“Diz hoje que não pode haver mascarados no 25 de Abril, porque também não têm sido usadas máscaras nas restantes sessões”, defendeu, publicando a acompanhar o comentário uma fotografia da secretária da Mesa do Parlamento, Maria da Luz Rosinha, de máscara, ao lado de Eduardo Ferro Rodrigues.

Em causa estão as declarações do presidente da Assembleia da República, em entrevista à TSF. “Então nós íamos mascarados para o 25 de abril? Eu diria até, um pouco a brincar, embora o momento não seja para grandes brincadeiras, que andou muita gente mascarada de abrilista durante estes anos todos e agora deitou as garras de fora”, afirmou Eduardo Ferro Rodrigues.

Na mesma entrevista, o presidente do Parlamento disse que não faria sentido não comemorar o 25 de Abril no Parlamento, quando os plenários têm acontecido “sem que nunca se tivesse levantado esse problema de saúde pública”. A segunda figura do Estado sublinhou ainda que “tudo aquilo que tem que ver com a utilização do medo e da mentira como instrumento político, é uma arma típica da extrema-direita e que está a mostrar que ainda existe”.

No último plenário que decorreu na Assembleia da República, onde foi votada a segunda renovação do Estado de Emergência, João Almeida criticou a decisão de celebrar o 25 de Abril no Parlamento e disse que é preciso “coerência no discurso das entidades públicas”.

“Não se pode proibir a celebração da Páscoa, mantendo a celebração do 25 de Abril, que desrespeita no Parlamento tudo aquilo que são as normas que as entidades públicas recomendam”, criticou João Almeida. “É fundamental que estejamos à altura do momento e que não demos sinais errados para não comprometer o sucesso que todos queremos atingir”.

No final da intervenção do deputado do CDS-PP, o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, afirmou que “uma das coisas que o 25 de Abril trouxe foi a vontade da democracia e da maioria”. “Há uma grande maioria neste parlamento que quer celebrar o 25 de Abril, e vamos celebrar o 25 de Abril neste Parlamento”, garantiu Eduardo Ferro Rodrigues.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.