[weglot_switcher]

Deputados recomendam auditoria à “cultura organizacional” do BdP

Os deputados da comissão de inquérito ao Novo Banco aprovaram hoje uma recomendação da Iniciativa Liberal (IL) para fazer uma auditoria independente aos sistemas de comunicação e à “cultura organizacional” do Banco de Portugal (BdP).
27 Julho 2021, 20h12

“Recomenda-se a realização de uma auditoria independente por entidade externa especializada aos sistemas internos de comunicação e à cultura organizacional do Banco de Portugal”, pode ler-se na proposta da IL aprovada hoje de manhã nas votações do relatório da comissão de inquérito ao Novo Banco, com a abstenção do PCP.

O procedimento deve identificar “os pontos de melhoria que contribuam para evitar a recorrência de fenómenos lesivos do interesse público com origem na `cultura de secretismo` que prevalece no banco central”.

Os liberais recomendam ainda ao BdP que, “sem prejuízo do dever de sigilo a que está obrigado em certas matérias, adote uma política de comunicação interna e externa que promova a partilha ativa de informação relevante sobre a atividade do Banco de Portugal, de forma acessível e atempada, em linha com as melhores práticas internacionais nesta matéria”, proposta que também contou com a abstenção do PCP.

Foi também aprovada por unanimidade uma recomendação da IL para tornar público o “relatório da Comissão de Avaliação das Decisões e Atuação do Banco de Portugal na Supervisão do Banco Espírito Santo, vulgarmente designado por Relatório Costa Pinto”.

O PCP viu também aprovada uma proposta de recomendação pedindo que se “consagre a proibição da acumulação de funções de auditoria externa com funções de consultoria”.

Já uma parte da proposta comunista relativa à “criação de meios próprios de auditoria no Banco de Portugal” foi aprovada com votos contra do CDS e da IL, e abstenção do PSD, que numa declaração de voto proferida pelo deputado Duarte Pacheco, disse concordar “com o princípio, mas corresponde a uma utopia”.

Anteriormente, tinha sido aprovada uma proposta do PS, com votos contra do CDS e IL, que recomenda “o reforço de meios próprios de auditoria do Banco de Portugal”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.