[weglot_switcher]

Desemprego em agosto cai 19% face ao mês homólogo de 2017

Tendência anual de um aumento ligeiro do desemprego no mês de agosto face ao mês de julho regista-se novamente, com um aumento de 2,3% em agosto face ao mês anterior.
  • Jose Manuel Ribeiro/Reuters
19 Setembro 2018, 16h22

O desemprego registado nos centros de emprego em agosto caiu 19%  (menos 80.088 desempregados) face ao mês homólogo de 2017, fixando-se em 338.147 indivíduos, segundo os dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Isto corresponde também a uma variação mensal de 2,3% (mais 7.560 indivíduos).

Durante o mês de agosto de 2018, inscreveram-se nos Centros de Emprego 40.689 pessoas, o que representa uma variação homóloga de -4,1% e uma variação mensal de 2,4%. Durante este mês, foram efectuadas 7.022 colocações, o que corresponde a um aumento de 8,4% face ao mês anterior e a uma variação homóloga nula.

Para a diminuição do desemprego registado contribuíram nomeadamente os homens, os adultos com idades iguais ou superiores a 25 anos, os inscritos há um ano ou mais, os que procuravam novo emprego e os que possuem como habilitação escolar o 1º ciclo básico.

A tendência anual de um aumento ligeiro do desemprego no mês de agosto face ao mês de julho regista-se novamente, com um aumento de 2,3% em agosto face ao mês anterior, resultado particularmente influenciado pelo acréscimo de registo de mulheres, da procura de novo emprego, de inscrições com menos de um ano e em habilitações de nível superior.

A queda do desemprego em comparação com o período homólogo registou-se em todo o país, com maior intensidade nas regiões do Norte e Alentejo, e nas para os trabalhadores qualificados da indústria, construção e artificies, operadores de instalações e máquinas e trabalhadores de montagem e especialistas das atividades intelectuais e científicas.

(atualizada)

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.