[weglot_switcher]

Despedimentos na Saint-Gobain Sekurit Portugal. Trabalhadores reúnem-se com autarca de Loures (com áudio)

A reunião servirá para os trabalhadores e estruturas sindicais reafirmarem a contestação à intenção manifestada pela empresa de encerrar a sua atividade de produção de vidro automóvel em Portugal.
26 Agosto 2021, 16h36

O presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, irá receber esta sexta-feira uma delegação de trabalhadores da Saint-Gobain Sekurit Portugal, juntamente com representantes da Federação Portuguesa dos Sindicatos da Construção, Cerâmica e Vidro (FEVICCOM) e do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Vidreira (STIV), fazem saber as estruturas sindicais em comunicado.

A informação surge depois de a empresa de vidros automóveis ter anunciado a decisão de cessar toda a sua atividade em Portugal, face aos “prejuízos acumulados nos últimos anos, causados pela crise do setor automóvel e agravados pela baixa competitividade dos produtos da empresa face aos seus concorrentes no mercado internacional”, informou esta terça-feira.

A reunião com os representantes autárquicos do município onde se situa a sede da Saint-Gobain visa “reafirmar a contestação dos trabalhadores à intenção manifestada pela empresa” de cessar a sua atividade e “pôr termo à produção de vidro automóvel em Portugal”.

A fabricante de vidro para a indústria automóvel situada em Santa Iria da Azóia afirma ter acumulado prejuízos de 8,5 milhões de euros entre 2018 e 2020, bem como quebras consecutivas de 10% e 17%, respetivamente, em 2019 e 2020. O encerramento da Saint-Gobain Sekurit Portugal significa o despedimento dos seus 130 colaboradores, sendo que o grupo emprega cerca de 800 pessoas no país, distribuídas por onze empresas e oito fábricas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.