[weglot_switcher]

Desportos eletrónicos: Indústria que vale mil milhões de euros está a crescer em Portugal

Há cada vez mais adeptos, clubes, eventos realizados e prémios distribuídos no universo dos eSports. As competições de futebol virtual já envolvem 250 clubes nacionais, enquadrados pela Federação Portuguesa de Futebol, e o Benfica foi o mais recente a entrar numa modalidade que já era aposta no Sporting.
25 Janeiro 2020, 11h00

O desporto eletrónico está a ganhar cada vez mais adeptos em Portugal e a ficar muito próximo da profissionalização. De acordo com números do Departamento de eSports da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), existem mais de 14 mil atletas divididos por 250 clubes que contabilizam mais de 10 mil jogos realizados e 100 mil euros em prémios distribuídos.

Se recuarmos alguns anos, apesar da qualidade já existir, o meio estava pouco desenvolvido e a escassez de oportunidades fez com que “jogar” não fosse mais que um passatempo. Hoje os tempos são diferentes.

Este fenómeno pode ser explicado através da atratividade do mercado, mas também pela atividade da FPF. “Desde 2017 que os eventos e competições de futebol virtual da FPF têm sido organizados com exigência, rigor e dedicação igual a outras modalidades tradicionais, como o futebol e futsal. Com este espírito queremos sempre oferecer a melhor experiência à comunidade. Ouvir clubes e atletas é fundamental, e sobretudo ir ao encontro das expectativas para cada evento, isto tendo em conta a diversidade dos mesmos.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.