[weglot_switcher]

“Devolver a palavra aos deputados”. Hugo Soares abandona liderança parlamentar do PSD

O novo presidente do PSDS, Rui Rio, nunca deu indicação de que estaria interessado em continuar a trabalhar com a equipa que ‘herdou’ de Passos Coelho.
14 Fevereiro 2018, 18h25

O líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, anunciou esta quarta-feira que irá “devolver a palavra aos deputados para eleger uma nova direção parlamentar”, depois de Rui Rio lhe ter manifestado o desejo de trabalhar com outra liderança de bancada.

Por isso, confirmou o próprio à agência Lusa, irá “devolver a palavra aos deputados para eleger uma nova direção parlamentar”.

A decisão do líder parlamentar está a ser anunciada aos deputados numa reunião da bancada do PSD e foi tomada depois de um encontro que decorreu no passado sábado com Rui Rio, no qual o líder eleito do PSD lhe terá manifestado “o desejo de trabalhar com outra direção parlamentar”.

O líder parlamentar do PSD recordou que, como referiu em entrevista à Antena 1 em dezembro, falaria com o novo presidente do PSD, fosse ele quem fosse, e “embora o Grupo Parlamentar do PSD seja um órgão autónomo não há presidente do Grupo Parlamentar contra a vontade determinada do presidente do Partido”, disse ainda.

Rui Rio já tinha dado indicações – até por não ter dito claramente que iria continuar a trabalhar com Hugo Soares – de que estaria interessado em substituir o líder do grupo, o que, de qualquer modo, pode não resolver o problema do novo presidente do partido. É que a bancada social-democrata é composta por muitos nomes que estiveram do lado de Pedro Santana Lopes durante as primárias de que resultou a vitória de Rui Rio.

Nesse quadro, continuará a haver, mesmo sem Hugo Soares, algum distanciamento entre o novo líder do partido e a sua bancada parlamentar.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.