Mais de 30 mil crianças em Portugal continental foram vacinadas contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) no primeiro mês e meio da campanha de 2025/2026, informa esta segunda-feira a Direção Geral de Saúde (DGS).
“Este resultado representa um passo importante na proteção dos mais novos contra a doença grave associada ao VSR, cuja época de maior circulação se prevê iniciar em breve”, frisa a autoridade nacional de saúde numa nota enviada às redações.
A DGS recorda que a “imunização constitui a forma mais eficaz de prevenir complicações e internamentos, contribuindo para redução do impacto desta infeção na procura por cuidados de saúde e para um inverno com mais saúde”.
Com este número de crianças já imunizadas, destaca a DGS, ” aproximamo-nos do objetivo inicial de proteger contra
a infeção pelo VSR cerca de 68 mil crianças elegíveis, até 31 de março de 2026.
A campanha, que teve início a 16 de setembro de 2025, engloba a imunização em maternidades dos setores público, privado e social, para as crianças nascidas entre 16 de setembro de 2025 e 31 de março de 2026, e nas instituições de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para as crianças nascidas entre 1 de junho de 2025 e 15 de setembro de 2025, e crianças com fatores de risco definidos.
A autoridade de saúde recorda que a infeção por VSR ocorre, com maior incidência, nos meses de outono e inverno, altura em que circulam, simultaneamente, outros vírus respiratórios e gastrointestinais, “podendo levar ao desenvolvimento de doença grave e hospitalização em crianças pequenas, prematuros e em crianças com fatores de risco acrescido.
Na campanha anterior, foram vacinadas 86% das crianças elegíveis.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com