DGS quer vacina da meningite B no Programa Nacional de Vacinação

A vacinação contra a doença é recomendada pelos pediatras e a DGS deve decidir entretanto se vai passar a administrar gratuitamente fármaco.

Damir Sagolj / Reuters

A Direção Nacional de Saúde (DGS) está a estudar a possibilidade de vir a incluir a vacina que previne a meningite B no Programa Nacional de Vacinação (PNV). A vacinação contra a doença é recomendada pelos pediatras e a DGS deve decidir entretanto se vai passar a administrar gratuitamente fármaco, avança o “Jornal de Notícias”.

A Comissão Técnica de Vacinação (CTV) reuniu-se esta terça-feira e deve voltar a negociar ainda este ano para decidir se a vacina vai continuar a ser paga pelos pais ou se vai passar a constar no PNV. Atualmente, a vacina tem um custo de quase 100 euros por dose. O presidente do Colégio de Pediatria da Ordem dos Médicos, Jorge Amil Dias, afirma que “tanto os pediatras como os médicos de medicina geral e familiar estão a aconselhar os pais a vacinar os filhos com a única vacina que existe para estirpe B”.

A diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma que “a CTV está a avaliar e a equacionar se é uma mais-valia para toda a população” e que, “no plano individual, a vacina é ótima e dá proteção às crianças”. “Há países onde a vacina já consta [no PNV] mas é paga por seguradoras. Cá, somos todos nós a pagar, o que obriga a fazer contas”, indica.

Só este ano, foram vendidas 132 mil doses da única vacina que protege contra a meningite B, a mais frequente forma de doença. No ano passado, foram comercializadas 210 mil doses individuais de vacinas contra a meningite (extra PNV) vendidas nas farmácias portuguesas.

Relacionadas

Está isento de taxas moderadoras? Descubra se é o seu caso

Os cuidados de saúde prestados aos utentes em estabelecimentos do Sistema Nacional de Saúde (SNS) estão sujeitos da designada ‘Taxa Moderadora’. Mas existem utentes que estão dispensados desta taxa. Quais são os critérios e quem está isento?
Recomendadas

Gasóleo desce até 2 cêntimos amanhã

Preço do gasóleo vai cair até 2 cêntimos/litro, enquanto o da gasolina sofre uma queda mais ligeira de 1,5 cêntimos/litro.

Alojamento local: novas regras entram hoje em vigor

Com o novo enquadramento, as câmaras municipais e as assembleias de condóminos podem intervir na autorização do alojamento local. Vem Também permitir a fixação de “áreas de contenção” para “preservar a realidade social dos bairros e lugares”.
Comentários