[weglot_switcher]

DGS vai definir regras para visitas aos lares, futebol e creches “ainda esta semana”

O número de casos confirmados de Covid-19 em Portugal aumentou apenas 0,5% nas últimas 24 horas. Marta Temido refere que os técnicos e profissionais têm estado a trabalhar na definição das regras de saúde pública para a reabertura faseada da economia.
  • Manuel de Almeida / Lusa
9 Maio 2020, 13h26

A ministra da Saúde disse este sábado que as autoridades estão a ultimar as orientações para a retoma das visitas aos lares, o regresso às creches, a utilização dos transportes públicos e o futebol. As recomendações específicas para estes espaços e serviços deverão estar prontas “ainda esta semana”.

Marta Temido referiu, em conferência de imprensa, que os técnicos e profissionais da saúde têm estado a trabalhar na definição das regras de saúde pública para a reabertura faseada da economia.

Em relação ao acesso às praias, a ministra da explicou que a análise ainda está a ser feita. “Há aqui um conjunto de intervenientes que terão de ser envolvidos, portanto é prematuro nesta fase fazer qualquer referência. Estamos atentos àquilo que é referido, mas o Governo terá de analisar, depois de recebidos os inputs técnicos das várias entidades”, explicou Marta Temido.

Portugal registou, até à meia-noite desta sexta-feira, casos 27.406 confirmados da doença Covid-19, mais 138 do que ontem (o que corresponde a uma subida de apenas 0,5%), segundo o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral de Saúde (DGS). O número de vítimas mortais do novo coronavírus no país aumentou para 1.126 o que corresponde a mais 12 mortes nas últimas 24 horas.

O relatório contabiliza, neste momento, 2.955 pessoas que aguardam o resultado laboratorial dos testes e 2.499 recuperadas. No entanto, 120 dos 815  doentes internados encontram-se em unidades de cuidados intensivos. A nível de sintomas, menos de metade (42%) teve tosse, 30% febre, 21% dores musculares, 2o% cefaleia, 16% fraqueza generalizada e apenas 12% sentiu dificuldades em respirar.

Notícia atualizada às 13h37

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.