[weglot_switcher]

“Dia da libertação” é a 1 de outubro, mas ainda há regras a cumprir

Portugal entra na última fase de desconfinamento na próxima semana, com algumas limitações a caírem, mas com novas regras a entrar em vigor, no que toca ao uso da máscara e apresentação do certificado digital.
24 Setembro 2021, 19h15

O tão antecipado ‘dia da libertação’ das restrições devido à pandemia da Covid-19 vai chegar a 1 de outubro. O país vai entrar na última fase de desconfinamento na próxima semana, 19 meses depois do primeiro estado de emergência em março de 2020. “Estamos em condições de poder avançar para a terceira fase” de desconfinamento, disse o primeiro-ministro, António Costa, na quinta-feira, na habitual conferência de imprensa após o Conselho de Ministros.

No dia 1 de outubro, que é a próxima sexta-feira, vai ter lugar a reabertura de discotecas, uma medida muito ansiada pelo sector da animação noturna. Ao mesmo tempo, também termina a exigência de limite máximo do número de pessoas em grupo no interior dos restaurantes, cafés, pastelarias e em esplanadas. O fim de lotação máxima também deixa de vigorar nos espetáculos culturais, casamentos, batizados e estabelecimentos comerciais. E a restauração e outros estabelecimentos também deixam de estar sujeitos a limites de horários.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.