[weglot_switcher]

Dia do Trabalhador: 67% dos portugueses quer trabalhar por conta própria

A incerteza nos rendimentos, risco de não pagamento pelos clientes e o pesado fardo legislativo e administrativo são as principais preocupações dos portugueses que pretendiam explorar essa opção.
1 Maio 2018, 12h00

Portugal é o país da Europa onde maior percentagem de pessoas tem vontade de trabalhar por conta própria, segundo o European Consumer Payment Report da Intrum. A incerteza nos rendimentos, risco de não pagamento pelos clientes e o pesado fardo legislativo e administrativo são as principais preocupações de quem pensa em fazê-lo.

O estudo mostra que 67% dos portugueses já pensou em trabalhar por conta própria, abaixo da média de 47% na Europa. A lista é fechada pela Holanda, onde apenas 35% considera essa opção, enquanto em Espanha, por exemplo, é ponderado por 44% dos trabalhadores.

Entre os portugueses, são os mais jovens que mais ponderam serem trabalhadores por conta própria, com 72% dos inquiridos entre os 25 e os 34 anos a reportarem essa vontade.

Entre as principais preocupações, Portugal fica acima da média no que respeita à incerteza nos rendimentos, identificada por 73% dos portugueses, face aos 63% dos europeus. O risco de não ser pago pelos clientes é uma questão para 46% dos portugueses, enquanto o pesado fardo legislativo e administrativo, foi apontado por 45%, em linha com a média europeia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.