Dia dos Monumentos: Hoje há museus à borla (e não só) por todo o país

Desde 1977 que é celebrado a 18 de maio o Dia Internacional do Museu. Vários museus vão ter entradas gratuitas. Saiba quais.

Ler mais

O programa do Dia Internacional dos Museus, na sexta-feira, e da Noite Europeia dos Museus, no sábado, vai envolver cerca de 600 atividades em 54 concelhos do país, anunciou ontem a Direção-geral do Património Cultural (DGPC).

De acordo com este organismo, os dois eventos – de entrada gratuita nos museus, palácios e monumentos tutelados, com algumas exceções – vão envolver um total de 88 espaços museológicos, com mais de 400 iniciativas previstas para o Dia dos Museus e cerca de 200 para a Noite dos Museus.

O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977 pelo ICOM — Conselho Internacional de Museus – com o objetivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos museus, e por esse motivo, a entidade lança todos os anos um tema.

Este ano, o Dia Internacional dos Museus e a Noite Europeia dos Museus celebram-se sob o mote “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”.

A Noite dos Museus é uma iniciativa criada em 2005 pelo Ministério francês da Cultura e da Comunicação, à qual Portugal aderiu posteriormente.

Nesta ocasião, os museus portugueses organizam múltiplas atividades — espetáculos de teatro e dança, concertos, visitas guiadas e encenadas, entre muitas outras -, convidando os visitantes a usufruírem dos seus espaços em período noturno.

Comparativamente a 2017, segundo a DGPC, regista-se, este ano, um aumento no número de concelhos participantes, que passaram de 46 para 54, mantendo-se o número total de atividades nas seis centenas.

No dia 18 de maio, sexta-feira, a entrada é livre no horário normal de funcionamento, exceto nos seguintes casos: no Museu Nacional de Arqueologia, onde a gratuitidade será das 10:00 às 23:00, e no Palácio Nacional de Mafra, das 09:30 às 17:30 (última entrada às 16:45), e das 20:00 às 23:00.

No dia 19 de maio, sábado, a entrada é livre a partir das 18:00, exceto no Museu Nacional dos Coches, em que a gratuitidade será das 10:00 às 24:00 (com última entrada às 23:30).

No sábado, os seguintes serviços estarão encerrados após o horário normal de funcionamento: o Convento de Cristo, o Mosteiro da Batalha, o Mosteiro de Alcobaça, o Mosteiro dos Jerónimos, o Museu Monográfico de Conimbriga — Museu Nacional, o Palácio Nacional de Mafra, o Panteão Nacional e a Torre de Belém.

 

Relacionadas

E o Prémio Museu Europeu do Ano vai para…

O Museu do Design em Londres foi galardoado com o Prémio Museu Europeu do Ano 2018, numa cerimónia que decorreu no sábado em Varsóvia, por iniciativa do Fórum Europeu dos Museus, anunciou a organização.

Museu do Azulejo: mais de 80% dos visitantes são estrangeiros

Trata-se do primeiro estudo realizado a 14 museus nacionais, cujos resultados globais foram divulgados em 2016, e que serão individualmente anunciados a partir de quinta-feira, no Museu Nacional do Azulejo (MNAZ), em Lisboa.

Museu Quinta das Cruzes recria mesa de jantar do século 19

A exposição que vai estar patente no museu até 20 de maio inclui ainda um texto de ficção da autoria de Francisco António Clode Sousa. Neste mês o museu associa-se ao Dia Internacional e à Noite Europeia dos Museus com entradas gratuitas.
Recomendadas

Preços da gasolina e do gasóleo vão descer na próxima semana

O gasóleo irá cair 0,5 cêntimos, enquanto a gasolina vai descer 1,5 cêntimos, refletindo as cotações médias dos combustíveis nos mercados internacionais, de acordo com fontes do setor contactadas pelo Jornal Económico.

Como ajudar o seu filho a ser bem sucedido na escola

À semelhança de um maravilhoso quadro multicolor abstrato, o regresso às aulas tende a despoletar junto dos mais novos por um lado, entusiasmo, alegria e motivação e por outro uma certa angústia e ansiedade perante os desafios que aí se avizinham. Ao mesmo tempo, na paleta de cores sobressaem as preocupações dos pais perante esta etapa inerente ao desenvolvimento dos seus filhos.

Como gere as suas finanças pessoais? Esta é a melhor forma de planear o orçamento familiar

É comum ouvirmos falar em gestão de finanças pessoais e no orçamento familiar. Contudo, e face às dificuldades que todas as famílias atravessam, como podemos estabelecer um orçamento familiar e poupar?
Comentários