[weglot_switcher]

Dia Mundial da Internet: Sabe como o Google usa os seus dados?

O motor de busca mais famoso do mundo decidiu explicar como usa os dados dos utilizadores na internet.
  • Neil Hall/Reuters
17 Maio 2019, 13h00

O Google procurou conscencializar os cidadãos sobre a importância de criar um mundo online mais seguro para as crianças e adolescentes. Por exemplo, o motor de pesquisa sublinha que usa dados para tornar a informação o mais útil possível, tal como armazena pesquisas para oferecer resultados melhores e mais rápidos. “Mas são protegidos com a mais avançada infraestrutura e tecnologia disponível”, afirmam. “Uma Internet melhor começa consigo”, é a mensagem da Unicef ​​sobre o bom uso da tecnologia.

Quando se utiliza as funções do Google, o motor de pesquisa reconhece principalmente, três tipos de dados:

1-Dados pessoais
Quando cria uma conta, existe a recolha de informações básicas que fornece, como o seu nome ou endereço de e-mail.

2-Conteúdo criado
Se fez login na conta do Google, o motor de busca armazena e protege o conteúdo que o utilizador cria: e-mails, eventos da agenda, fotos que envia, por exemplo.

3-A sua atividade:
Por exemplo, informação que está à procura ou vídeos que vê no YouTube.

O que faz o Google para proteger os meus dados?
-Explicam que protegem os seus dados com a infraestrutura e a tecnologia mais avançada e disponível no mercado
-A criptografia mantém os dados seguros enquanto estão em trânsito. Depois, distribui as informações para os ‘data centers’ altamente protegidos. Dessa forma, pode aceder aos seus dados sempre que precisar.
-Está constantemente a monitorizar os serviços para protegê-lo contra ‘spam’, ‘malware’, vírus e outro tipo de códigos maliciosos.

O que acontece quando a sessão é iniciada?
-Pode usar as seguintes ferramentas: Minha Atividade (pode ver as buscar que realizou e apagá-las), Configuração da Atividade (pode escolher que dados deseja guardar na sua conta e o historial de pesquisas), Configuração de Anúncios (decide se quer os anúncios personalizados com base nos seus interesses).

E se eu não tiver uma conta Google?
-Mesmo que não tenha uma conta Google, alguns dados podem ser armazenados no seu dispositivo quando, por exemplo, se utilizam ‘cookies’. Pode ainda configurar determinadas funções como os anúncios (devem ou não ser personalizados) e as buscas (se devem ou não ser armazenadas).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.