[weglot_switcher]

Dia Mundial da Poupança: PME também podem poupar ao comparar preços

No plano empresarial, mesmo efetuando compras em pequenas quantidades, as Pequenas e Médias Empresas (PME) têm várias vantagens em comparar preços antes de comprar.
31 Outubro 2017, 08h00

Com a poupança, celebrada hoje mundialmente, como pano de fundo, e porque atualmente a internet permite analisar e comparar os preços de múltiplas lojas em simultâneo ajudando o consumidor, ou o empresário, a fazer a escolha certa e mais barata, o KuantoKusta, comparador de preços a operar em Portugal, vem alertar para um conjunto de sugestões que podem conduzir a resultados muito positivos.

No plano empresarial, mesmo efetuando compras em pequenas quantidades, as Pequenas e Médias Empresas (PME) têm várias vantagens em comparar preços antes de comprar. Na opinião de Paulo Pimenta, CEO do KuantoKusta, os responsáveis pelas compras das diversas PME nacionais devem acompanhar e analisar as várias propostas dos comerciantes e para tal contam com esta plataforma central, grátis e de fácil acesso, e que lhes permitirá “poupar tempo e dinheiro”, assegura.

Neste sentido, o responsável sugere alguns passos que “podem fazer toda a diferença” na gestão de uma PME: consultar o ‘Histórico de Preços’, uma nova ferramenta que permite consultar os valores praticados pelas várias lojas nos últimos 90 dias. Através desta funcionalidade, “os responsáveis de compras conseguem perceber, por exemplo, se as promoções são ou não reais – tendo acesso aos últimos preços praticados não se podem deixar enganar por uma subida e descida repentina do preço. Se sabem quais foram os preços praticados nos últimos dias, o preço com desconto deverá ser sempre mais baixo”, reforça ainda. Por outro lado, sugere a utilização do ‘Alerta de Preços’. Este alerta permite selecionar o produto (ou produtos)) pelo qual a empresa tem interesse – tinteiros, impressoras, computadores, telemóveis, material de escritório, etc. – e ser notificada quando este baixa para o valor pretendido. E não é necessário escolher a loja: através do produto selecionado, a plataforma informa quando, e onde, é que está mais barato. “Esta é uma dica importante principalmente para as compras de grande valor e que não são urgentes, ou seja, em que as empresas podem esperar pelo valor máximo que querem pagar por determinado produto”, ressalva ainda Paulo Pimenta.

Poupar em compras online e seguras

O comércio online está em crescimento e é cada vez mais fácil identificar produtos, comparar os seus preços e adquiri-los, tudo à distância de um clique. Numa ótica mais virada aos consumidores particulares, o KuantoKusta, volta a deixar algumas dicas para comprar online, em segurança e com poupança. As sugestões vão essencialmente no sentido de, por exemplo, analisar, ao detalhe, as propostas dos comerciantes, de forma a não se deixar levar pela euforia dos descontos; mas também de aceder ao já referido histórico de preços, assim como ao alerta de preços. Importa ainda elaborar de uma lista organizada com os produtos mais desejados, de forma a não haver dispersão no momento de compra; atentar às propostas fraudulentas, criadas por comerciantes não certificados, etc.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.