[weglot_switcher]

Diabéticos pedem a António Costa que os inclua no regime especial

A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal escreveu ao primeiro-ministro pedindo-lhe que alargue o regime de proteção especial às pessoas com doença crónica e mais de 60 anos de idade.
2 Abril 2020, 13h33

A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) escreveu ao primeiro ministro a pedir que o regime de proteção especial aprovado pelo Governo seja revisto e alargado às pessoas com doença crónica e mais de 60 anos de idade.

“Pelo que sabemos, as pessoas com diabetes acima dos 60 anos não se encontram abrangidas pelo regime de proteção especial publicado no Decreto n.º 2-A/2020 de 20 de março e desconhecemos medidas de apoio específicas para este grupo de risco”, escreve a associação presidida por José Manuel Boavida.

Na carta enviada, esta quarta-feira, a António Costa, a APDP expressa inquietação pelo impacto da Covid-19 nas pessoas com diabetes. Sobretudo nos diabéticos com mais de 60 anos de idade. “As pessoas com diabetes apresentam um maior risco de desenvolver complicações graves e a taxa de mortalidade é mais elevada nesta população”.

A APDP lembra que a mortalidade ocorre em 95% das vezes nas pessoas com mais de 60 anos, sendo as mais atingidas as que sofrem de doença cardiovascular, cerca de 20%, diabetes, 10%, insuficiência respiratória, 8%, e cancro, 6%.

A associação implementou um sistema de teleconsultas, ligando diariamente a milhares dos seus utentes, criou uma linha de atendimento telefónico acessível a todos os diabéticos, criou um serviço domiciliário de entrega de medicamentos e continua a observar, presencialmente, novos casos de diabetes e situações urgentes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.