[weglot_switcher]

Diário do Mundial: este é a partida que ninguém jogar (mas mesmo assim, é um Inglaterra – Bélgica)

As duas equipas pretendem ficar no terceiro posto, já que na última vez que disputaram este encontro perderam. Os belgas em 1986 no México, com a França (4-2 no prolongamento), os ingleses em 1990, em Itália, com a seleção da casa (2-1).
14 Julho 2018, 12h00

O que esperar?
Este é aquele encontro que nenhuma seleção deseja jogar. A luta pelo terceiro lugar embora não seja algo de desprestigiar num campeonato do mundo, é a partida que serve para relembrar o quão próxima as duas seleções que o disputam estiveram perto da grande final.

Será por isso de esperar um jogo aberto sem que as duas equipas mostrem grandes preocupações defensivas. Durante a fase de grupos Inglaterra e Bélgica defrontaram-se (grupo G), com os belgas a vencerem por 1-0.

Estrelas
Inglaterra: O avançado Harry Kane é o rosto dos golos ingleses. O jogador do Tottenham, de 24 anos, apontou 30 golos na última edição da Premier League. Outra figura da seleção inglesa é o médio Delle Ali, colega de Kane no Tottenham. Qualquer sucesso inglês deverá passar por estes dois.

Bélgica: o médio do Chelsea, Eden Hazard e o avançado Romelu Lukaku do Manchester United são os rostos-maior desta seleção. Mas ainda há o jovem extremo Kevin de Bruyne do Manchester City, o aclamado guarda-redes Thibaut Courtois, do Chelsea, e o experiente Jan Vertonghen, do Tottenham.

Curiosidades

Os dois melhores marcadores são internacionais ingleses e belgas. O inglês Harry Kane, com 5 golos, é o melhor marcador da prova até agora e o belga Lukaku, com 4 golos, suge logo atrás. Como tem menos um jogo disputado, está à frente de Cristiano Ronaldo, que também já marcou 4 golos. Entre as 32 seleções presentes neste Mundial é o inglês Harry Kane quem apresenta a melhor média de golos por jogo (0,69). Com dez jogadores a jogar em Inglaterra entre os convocados da Bélgica para o Mundial 2018, esta seleção é que tem mais atletas em “Terras de Sua Majestade” entre as 32 presentes na prova, além da própria Inglaterra.

 Vai uma aposta?
Estas são as odds relativamente ao duelo: 3.20 na vitória da Inglaterra; 3.60 no empate; 2.20 na vitória do Bélgica (Betclic).

Selecionadores
Do lado inglês está Gareth Southgate, 47 anos, que treina esta equipa desde 2016, quando foi promovido de selecionador da equipa sub-21 inglesa para o plantel principal. Na Rússia, Southgate estreia-se em competições de seleções principais. Mas já tem no seu palmarés a conquista do famoso Torneio de Toulon, em 2016.

A “comandar” as tropas belgas está o espanhol Roberto Martinez, 44 anos. Martinez “pegou” nos belgas em 2016, após uma má campanha no Euro’2016, liderada por Marc Wilmots. A Bélgica é para Roberto Martinez a sua primeira experiência à frente de uma seleção, depois de vários ano a treinar em Inglaterra clubes como Everton ou Wigan.

Ranking FIFA
A Inglaterra encontra-se no 12.º lugar, já a Bélgica está no 3.º lugar do ranking.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.