[weglot_switcher]

“Diário de Notícias da Madeira” e “JM” recebem 1,7 milhões de euros

Desde 2019, as empresas do “Diário de Notícias da Madeira” receberam 1,1 milhões de euros em dinheiros públicos. “JM” recebeu 620 mil euros.
3 Julho 2020, 10h39

O “Diário de Notícias da Madeira” e o “JM” são os dois principais órgãos de imprensa escrita da Região. São também os jornais que mais contratos públicos têm recebido por parte do Governo Regional, da administração pública e das câmaras municipais, com um total de 1,1 milhões de euros desde o início de 2019, segundo a informação que consta do portal Base. Este valor dispara para 1,7 milhões de euros, se forem tidos em conta os 600 mil euros atribuídos no âmbito do Mediaram, o programa regional de apoio à comunicação social privada.

Para ter uma ideia aproximada da importância destes apoios e contratos públicos face à dimensão das duas empresas, recorde-se que em 2018, o último exercício de que existem contas disponíveis no portal da ERC, o “Diário” obteve rendimentos totais de 5,5 milhões de euros, com um lucro de 102 mil euros, enquanto o “JM” teve receitas de 1,9 milhões de euros e um prejuízo de 137 mil euros. Desta forma, os 1,7 milhões de euros recebidos em apoios e contratos públicos adjudicados desde janeiro de 2019 são o equivalente a quase um quarto (22%) do valor combinado das receitas das empresas no ano anterior (7,4 milhões de euros).

Segundo o portal Base, a empresa proprietária do “Diário de Notícias da Madeira” recebeu um total de 248 mil euros em contratos públicos desde o início do ano passado, relativos na sua maior parte à venda de espaços publicitários a entidades ligadas ao Governo Regional (54%) e às autarquias (44%).

No entanto, o grupo proprietário do “Diário” tem várias empresas que se dedicam a áreas conexas, como a organização de eventos, serviços de impressão e distribuição, nomeadamente a RAMeventos, a Imprinews e a SDMI. Estas empresas receberam outros 546 mil euros em contratos públicos, pelo que o universo empresarial do “DN” faturou um total de 794 mil euros em contratos públicos. As autarquias foram responsáveis por 63% deste montante, enquanto o Governo e outras entidades públicas regionais atribuíram 37%.

O “Diário de Notícias da Madeira” recebeu ainda um total de 300 mil euros, relativos à mais recente edição do programa Mediaram, elevando o montante de dinheiros públicos recebidos para 1,1 milhões de euros.

Por sua vez, o “JM” recebeu 320 mil euros, entre contratos de publicidade, organização de eventos e edição de suplementos.

O Governo e a administração pública regionais foram responsáveis por 80% do montante dos contratos adjudicados ao “JM”, com os restantes 20% da responsabilidade das câmaras do Funchal, Câmara de Lobos e Santa Cruz.

A este valor acrescem 300 mil euros em apoios das duas últimas edições do Mediaram, elevando o total recebido pelo “JM” para 620 mil euros.

Os ajustes diretos representaram 81% dos montantes relativos a contratos públicos atribuídos ao “Diário” desde o início de 2019. No “JM”, esta percentagem baixa para 61%. Os outros contratos foram atribuídos através de consulta prévia ao mercado.

De fora desta análise ficaram os contratos programa e outros subsídios à exploração, que em anos anteriores chegaram a montantes da casa das dezenas de milhar de euros. Estes números ainda não são públicos. De fora permaneceram ainda as rádios detidas ou relacionadas com os dois grupos.

Artigo publicado na edição do Económico Madeira de 3 de julho de 2020

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/oe2019-municipios/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”895″ slug=”oe2019-municipios” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/oe2019-municipios/thumbnail?version=1545246555553&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.