[weglot_switcher]

Dieselgate: tribunal alemão condena Volkswagen ao pagamento de indemnizações

O tribunal alemão decidiu ainda que os proprietários podem também devolver os veículos para um reembolso parcial do preço pago inicialmente.
25 Maio 2020, 14h21

A Volkswagen vai ter de compensar monetariamente quem comprou veículos com os motores a diesel manipulados, o que causou o escândalo dieselgate, avança a ‘Reuters’.

A decisão foi conhecida esta segunda-feira, 25 de maio, depois de um tribunal federal da Alemanha emitir a sentença ao fim de cinco anos do caso se tornar conhecido e 11 anos depois de ter começado. O tribunal alemão decretou que quem comprou os veículos alterados, entre 2009 e 2015, tem direito a receber uma compensação devido aos danos.

O tribunal alemão decidiu ainda que os proprietários podem também devolver os veículos para um reembolso parcial do preço pago inicialmente. Esta decisão chega ao fim de cinco anos e põe um ponto final nos mais de 60 mil processos legais que ainda estão à espera de ser julgados nos tribunais alemães.

O escândalo das emissões poluentes já custaram à Volkswagen mais de 30 mil milhões de euros em multas e indemnizações, sendo que a maioria destas penalizações foram impostas pelos Estados Unidos, onde a Agência de Proteção Ambiental divulgou um valor de óxido de nitrogénio muito acima do permitido.

Enquanto nos Estados Unidos o grupo alemão procedeu à compensação dos clientes afetados, na Europa não existiu qualquer compensação até à data. No total, foram afetados 11 milhões de veículos do grupo Volkswagen, sendo que oito milhões se encontram na Europa e 125 mil automóveis em Portugal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.