[weglot_switcher]

Direção-Geral de Saúde deixa novo aviso: usar luvas fora de casa não é eficaz

“Usadas inadequadamente, podem ser um veículo de transmissão”, explica a Direção-Geral de Saúde numa publicação. Uso de luvas é considerado como ineficaz.
20 Março 2020, 13h37

O surto do coronavírus levou a que muitos consumidores esgotassem as máscaras e luvas nos supermercados. Porém, esses materiais não previnem o contágio. A Direção-Geral da Saúde alertou esta sexta-feira para o facto de não ser eficaz usar luvas na rua para prevenir contágio do coronavírus.

“Se as luvas forem usadas inadequadamente, podem ser um veículo de transmissão do vírus, em vez de serem um meio de proteção. O uso de luvas quando não indicado, representa um desperdício de recursos”, lê-se na publicação deixada no Twitter.

Por isso, sublinha a DGS, “o mais importante para evitar a transmissão do vírus é lavar as suas mãos com frequência e sempre que estiverem sujas”.

A DGS tem uma página online dedicada ao surto de coronavírus onde é possível encontrar as recomendações mais adequadas no que diz respeito às medidas de proteção individual. Em nenhum lugar é recomendada a utilização de luvas e mesmo no que diz respeito às máscaras de proteção, estas são destinadas a ser usadas apenas em situações excecionais, nomeadamente, se manifestar sintomas.

Caso opte por dado uso às luvas descartáveis, a DGS deixa um conjunto de recomendações sobre como as utilizar corretamente:

  • Use luvas de borracha ou descartáveis (de uso único). Se forem descartáveis (de uso único), deve deitá-las no lixo e lavar as mãos de seguida;
  • Antes de retirar as luvas, lave-as com água e detergente;
  • Retire as luvas e lave a parte interna também;
  • Passe-as por água quente;
  • Coloque-as a escorrer/secar;
  • Lave as mãos após retirar as luvas.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.