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Diretor da AP Madeira diz que temos de enfatizar o que é genuíno

O diretor executivo da Associação de Promoção da Madeira disse, a alunos e professores da Escola Secundária Jaime Moniz, ser importante evidenciar os fatores genuínos da Madeira que contribuem para autenticidade do destino.
30 Janeiro 2017, 18h41

Roberto Santa Clara, que foi o orador da conferência “Madeira – Melhor Destino Insular da Europa 2016”, evidenciou que um dos desafios é fazer com que os alunos se entusiasmem pelo turismo no sentido de darem continuidade a um trabalho que considera ter de ser diário, de “valorizar o que é nosso. E, muitas vezes, temos tendência a desvalorizar um pouco o que é nosso”. Daí focar o valor do turismo e relevar o facto de a Madeira ser o Melhor destino Insular da Europa e do Mundo. Aliás, neste particular, o diretor executivo disse que deixou o tema que enaltece o facto de a Madeira ser o melhor destino da Europa o ano passado precisamente para sensibilizar os alunos para o facto de ser mais que isso. Além de ser o Melhor Destino Insular da Europa 2016 é também o Melhor Destino Insular do mundo 2016.

No fundo, quis mostrar um pouco o dia-a-dia da atuação da Associação de Promoção da Madeira nas diferentes vertentes onde trabalha. Mostrar como se organiza, como recebe as pessoas e como projeta a Madeira nos diferentes fóruns.

À margem da conferência, Roberto Santa Clara referiu que o setor do turismo na Madeira, “felizmente, está bem”. Enquanto não são conhecidos os dados definitivos de dezembro de 2016, adianta que até novembro tudo indicava que “iremos ter, novamente, o melhor ano turístico de sempre, quer em termos de volume e de receitas. São indicadores bastante positivos, acima dos dois dígitos”.

Contudo, sublinhou que, neste momento, mais do que falar de como vamos fechar o ano, “é como vamos consolidar este desafio em 2017 junto dos mercados emissores para que esta tendência se mantenha”.

Neste âmbito, complementa que “o trabalho principal da promoção é estar muito presente”. Diz que a Madeira “tem uma micro-dimensão no panorama turístico mundial e o principal mote diariamente é mostrar aquilo que é mais genuíno, mais nosso”. Recorda que sempre que falam com um turista que vem à Madeira a resposta é sempre o gosto pelas coisas genuínas como “o nosso mar, a sua temperatura, a nossa floresta, o nosso verde e nosso clima”. Por isso, “o nosso maior desafio que temos claramente é não esquecer isso”. E nas diferentes plataformas, quer seja numa campanha online, ou offline, numa feira ou num workshop, “é preciso enfatizar sempre aquilo que de bom temos, começando, naturalmente pelas pessoas que diariamente recebem os nossos turistas na Madeira”.

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