[weglot_switcher]

Dispositivo de combate a incêndios “está preparado com os meios máximos”, diz ministro

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, garantiu hoje que o dispositivo especial de combate a incêndios florestais “está preparado com os meios máximos” e assegura que a fiscalização e o patrulhamento “serão reforçados” nos próximos dias, para fazer face às elevadas temperaturas.
  • Cristina Bernardo
4 Setembro 2019, 15h50

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, afirmou nesta quarta-feira, 4 de setembro, que o dispositivo especial de combate a incêndios florestais “está preparado com os meios máximos” e que a fiscalização e o patrulhamento serão reforçados nos próximos dias, para fazer face às elevadas temperaturas.

Eduardo Cabrita falava nesta quarta-feira, 2 de setembro, na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em Carnaxide, onde referiu também que o patrulhamento da GNR será realizado de “modo mais efetivo nas zonas de maior risco” em conjunto com a Força Aérea, num total de 85 patrulhas e 170 efetivos.

“Tudo está preparado”, disse o governante, apelando à população para cumprir as recomendações da Proteção Civil. Em causa estão orientações como- não fazer queimas, queimadas, trabalhos agrícolas com material gerador de risco ou ignições, relembrando Eduardo Cabrita que tais ações configuram um “crime de desobediência”. Empresas como a REN e a EDP também deverão suspender os seus trabalhos de manutenção em zonas rurais, para evitar incêndios.

Eduardo Cabrita destacou também, numa declaração à comunicação social, a capacidade de resposta demonstrada pelo dispositivo aos cerca de 8 mil incêndios já registados este ano, o que fez baixar a área ardida relativamente ao ano anterior.

Quanto à campanha de sensibilização e prevenção junto das populações rurais, o ministro afirmou que, até às 10:00 desta quarta-feira, 4 de setembro, já tinham sido recebidos mais de quatro milhões de SMS nos distritos em alerta vermelho e contabilizados 600 pedidos de esclarecimento.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.