[weglot_switcher]

Disputa comercial China-EUA com fim à vista em novembro. Wall Street fecha animado

O industrial Dow Jones ganhou 0,43%, para 25.669,32 pontos, depois de o “Wall Street Journal” noticiar esta sexta-feira que houve mais progressos nas negociações entre os Estados Unidos da América, a China e outros parceiros comerciais.
  • Reuters
17 Agosto 2018, 21h24

A bolsa de Nova Iorque encerrou a última sessão da semana em terreno positivo – contrariando a tendência das praças europeias, incluindo a lisboeta. Os mercados financeiros norte-americanos estão otimistas depois de o “Wall Street Journal” noticiar esta sexta-feira que houve mais progressos nas negociações entre os Estados Unidos da América (EUA), a China e outros parceiros comerciais.

Segundo o jornal norte-americano, chineses e norte-americanos estão em acordos para pôr fim às suas disputas comerciais antes dos encontros de novembro. Além das questões diplomáticas com a Ásia, cabe assinalar também que o ministro da Economia do México, Ildefonso Guajardo, anunciou que espera concluir as questões bilaterais pendentes sobre o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) até meados da próxima semana.

Entre os principais índices bolsistas norte-americanos, o industrial Dow Jones ganhou 0,43%, para 25.669,32 pontos, e acompanhando estes números em alta, o financeiro S&P 500 avançou 0,33%, para 2.850,02 pontos. Por sua vez, o tecnológico Nasdaq valorizou 0,13%, para 7.816,33 pontos. Na mesma linha, o Russell 2000 cresceu 0,46%, para 1.693,49 pontos.

A nível empresarial, destaque para a queda de 8,93% (305,50 dólares), na sequência de a UBS ter dito que a versão standard do Model 3 não é rentável. A UBS considerou que a Tesla perde 5.900 dólares por cada Model 3 vendido. O CEO da fabricante automóvel admite, em entrevista, que está a passar uma fase complicada na sua carreira.

No arranque da sessão, a ‘vermelho’, os semicondutores pressionaram a negociação do outro lado do Atlântico. A venda de chips gráficos usados na mineração de criptomoedas da Nvidia teve uma fraca performance (18 milhões de dólares contra os 100 milhões esperados). No término da semana, as ações da empresa caíram 4,90%, para 245 dólares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.