[weglot_switcher]

Diversificação vai chegar ao arquipélago das oportunidades

Pesca e turismo têm grande peso na economia açoriana, mas o mote é ampliar o potencial do arquipélago. O rácio de criação de empresas continua a ser o mais elevado do país.
20 Agosto 2019, 07h41

Um imenso potencial e que pode vir a concretizar-se nos próximos anos. Muito conotado com a pesca e a agricultura, os Açores escondem um universo amplo de oportunidades. O Jornal Económico falou com o professor catedrático José Filipe Pinto, que apesar de não ser açoriano tem obra escrita e conhecimentos privilegiados sobre o arquipélago autónomo, conhecendo como poucos o potencial da Região enquanto oportunidade.

Apesar de ser uma região autónoma, os Açores apresentam um estatuto de autonomia que lhes permite entrar em áreas que estariam unicamente reservadas ao Governo nacional. “Os Açores têm mais privilégios do que qualquer região autónoma a nível europeu”, revela José Filipe Pinto. Ainda assim, o professor catedrático aponta que “hoje, os Açores não têm tendência autonomista, mesmo que sejam independentes de Portugal”.

O ‘arquipélago de oportunidades’ apresenta desde início uma mais-valia: a sua localização no Oceano Atlântico. “Os Açores têm uma posição geoestratégica importantíssima no Atlântico Norte, para controlar o próprio norte, centro e a passagem para o sul”, sustenta o professor, acrescentando que “os Açores representam a maior mais-valia de Portugal”.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.