[weglot_switcher]

Dívida pública atinge novo recorde absoluto em junho com 277,5 mil milhões de euros

Este aumento, apesar de constituir um novo máximo na série referente à dívida pública nacional, não se traduziu numa subida do rácio face ao produto interno bruto português, que caiu para os 132,8%.
2 Agosto 2021, 11h19

A dívida pública portuguesa voltou a subir em junho, atingindo os 277,5 mil milhões de euros, segundo os dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal (BdP). Este resultado compara com os 274,8 mil milhões registados em maio e significa um novo máximo do indicador. Em termos percentuais, a dívida pública cifrou-se nos 132,8% do PIB no final do segundo trimestre de 2021.

Este aumento de 2,7 mil milhões de euros face ao mês anterior ficou-se a dever sobretudo às as emissões de títulos de dívida no valor de 2,2 mil milhões de euros, detalha a comunicação do banco central.

Simultaneamente, os depósitos das administrações públicas aumentaram 0,8 mil milhões de euros, enquanto a dívida pública líquida de depósitos cresceu 1,9 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, passando agora para os 256 mil milhões de euros.

Este último indicador atingiu um novo máximo absoluto no mês em análise, ao aumentar quase dois mil milhões em junho. A dívida pública líquida de ativos em depósitos da administração pública regista assim o nono mês consecutivo de subidas.

Em termos de rácio em função do produto, o resultado agora conhecido representa uma diminuição de 4,3 pontos percentuais (p.p.) em relação ao verificado na anterior leitura trimestral, acrescenta a comunicação. Este indicador recua agora pela primeira vez desde o início de 2020, quando havia iniciado uma tendência crescente de cinco trimestres que levou o rácio da dívida pública nacional dos 116,9% do PIB, no final de 2019, para os 137,2% em março deste ano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.