[weglot_switcher]

Dívida pública cai 251 milhões de euros em novembro

A dívida pública recuou para 251,1 mil milhões de euros em novembro. Para esta evolução contribuiu essencialmente a redução dos títulos de dívida, “a qual foi parcialmente compensada pelo aumento das responsabilidades em depósitos”.
  • Cristina Bernardo
2 Janeiro 2020, 11h05

A dívida pública caiu para 251,1 mil milhões de euros em novembro, menos 251 milhões do que no mês anterior, segundo dados divulgados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal.

“Para esta diminuição contribuiu essencialmente a redução dos títulos de dívida, a qual foi parcialmente compensada pelo aumento das responsabilidades em depósitos”, explica o regulador.

Segundo a entidade liderada por Carlos Costa, os ativos em depósitos das administrações públicas diminuíram 0,3 mil milhões de euros, “pelo que a dívida pública líquida de depósitos não se alterou face ao mês anterior”, mantendo-se em 234,3 mil milhões de euros.

Em outubro, a dívida pública tinha recuado para 251,4 mil milhões de euros, resultado do pagamento antecipado de dois mil milhões de euros do Governo ao Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.