[weglot_switcher]

Dívida pública cai para 249 mil milhões de euros em setembro

“Para esta diminuição contribuiu essencialmente o decréscimo dos títulos de dívida em 0,6 mil milhões de euros, compensado parcialmente pelo aumento de certificados do Tesouro e outros depósitos junto das administrações públicas”, explicou o regulador bancário esta sexta-feira.
  • Cristina Bernardo
2 Novembro 2018, 11h07

A dívida pública nacional diminuiu 0,3 mil milhões de euros, para 249 mil milhões de euros em setembro, em comparação com o mês anterior, segundo os dados divulgados esta sexta-feira pelo Banco de Portugal (BdP).

“Para esta diminuição contribuiu essencialmente o decréscimo dos títulos de dívida em 0,6 mil milhões de euros, compensado parcialmente pelo aumento de certificados do Tesouro e outros depósitos junto das administrações públicas”, explicou o regulador bancário na sua mais recente nota de informação estatística.

Quanto as ativos em depósitos das administrações públicas, tiveram um acréscimo de 0,9 mil milhões de euros. Assim, a dívida pública líquida de depósitos caiu de -1,2 mil milhões de euros, em termos homólogos, perfazendo um total de 223,7 mil milhões de euros.

No mês anterior, em agosto, a dívida pública tinha aumentado para 249,3 mil milhões de euros em agosto. Também em julho tinha sofrido um aumento, ao situar-se em 248,2 mil milhões de euros, tendo aumentado 1,6 mil milhões de euros relativamente ao final de junho.

Notícia atualizada às 11h19

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.