[weglot_switcher]

Dívida pública sobe 231 milhões de euros em setembro

Dívida pública fixou-se em 252,3 mil milhões euros em setembro. Evolução é essencialmente explicada pelo aumento do acumulado de depósitos.
  • Flickr/MATT WRITTLE
4 Novembro 2019, 11h21

A dívida pública aumentou para 252,3 mil milhões de euros em setembro, segundo dados do Banco de Portugal (BdP), divulgados esta segunda-feira.

A subida de 231 milhões de euros, face a agosto, é explicada essencialmente pelo aumento pelo Tesouro de depósitos. Esta evolução foi “parcialmente compensado pela diminuição dos títulos de dívida e dos empréstimos”.

“Os ativos em depósitos das administrações públicas aumentaram 1,0 mil milhões de euros, pelo que a dívida pública líquida de depósitos registou uma diminuição de 0,7 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, totalizando 232,4 mil milhões de euros”, explica o regulador.

A dívida pública quebrou a tendência de decréscimo em agosto, depois da descida em junho e julho. A dívida pública fixou-se  em 252,1 mil milhões de euros em agosto, em valores absolutos.

Apesar do valor absoluto, o rácio de dívida pública face ao PIB tem vindo a diminuir. O Governo aproveitou a notificação sobre défices excessivos, enviada a Bruxelas para rever em alta a meta da dívida pública para este ano, prevendo que atinja 251,6 mil milhões de euros, ou 119,3% do PIB. A revisão em alta já era esperada com a alteração metodológica de junho do BdP.

Portugal reduziu o rácio de dívida pública para 121,2% do PIB no segundo trimestre deste ano, o que representa a maior descida da Europa em comparação com o primeiro trimestre, segundo dados divulgados pelo Eurostat.

Fonte: Banco de Portugal
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.