[weglot_switcher]

‘Dividir para reinar’ de Trump perspetiva relação difícil entre EUA e UE

A reunião, a realizar entre as duas potências, visa aliviar as crescentes tensões.
9 Fevereiro 2017, 19h13

Começou hoje em Washington a operação europeia de reparação do relacionamento transatlântico com a presença do Alto Representante da Política Externa, Federica Mogherini, do seu homólogo norte-americano, o secretário de Estado Rex Tillerson, Michael Flynn e Jared Kushner.

A visita de dois dias pretende “identificar as áreas comuns” para recuperar a relação de cooperação entre os antigos aliados EUA e UE, que se tem mostrado turbulenta desde a chegada do novo presidente republicano, revela o jornal espanhol El Economista.

O Comissário do Interior e Imigração, Dimitris Avramopoulos, que também viajou para a capital norte-americana, exigiu ontem a presença do seu homólogo para discutir a tão polémica questão dos refugiados, pedindo que os EUA colaborem mais no acolhimento.

Há vários pontos foco nesta reunião que visa aliviar as tensões entre os 28 países e Trump, como a divisão crescente em matéria de imigração e política económica e a visão do republicano para o futuro do espaço comunitário.

Nas próximas duas semanas Mogherini vai reunir com vários membros de altos cargos da administração norte-americana.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.