[weglot_switcher]

Dizem palavrões, gritam, fazem gestos, batem no volante ou buzinam: assim são os portugueses ao volante

Mais de metade dos condutores admite dizer palavrões durante a condução e 35% assumem que gritam com os outros condutores quando estão a conduzir.
  • Gleb Garanich/REUTERS
5 Maio 2018, 09h00

Um estudo da Continental Pneus Portugal, feito em parceria com o IPAM, mostra que mais de um quatro dos portugueses (27%) tem um comportamento agressivo e hostil quando se depara com situações de stress ao volante. Mais de metade dos condutores admite dizer palavrões durante a condução e 35% assumem que gritam com os outros condutores quando estão a conduzir.

“Dizer palavrões, gritar, fazer gestos, bater no volante ou buzinar são comportamentos frequentes” entre os portugueses quando estão a conduzir, revela o estudo da Continental. Apesar de mais de metade dos portugueses admitir que já costuma dizer asneiras ao volante, apenas 14% admitem fazê-lo de forma frequente e muito frequente. Só 34,8% afirma nunca o fazer.

Mais de 55% dos inquiridos procuram uma maneira de demonstrar aos outros condutores que o estão a enervar. Cerca de 26% dos inquiridos faz “gestos” para os outros condutores e 34% batem no volante. Mais de 30% dos inquiridos buzina aos condutores que o deixam nervoso frequentemente.

O estudo, desenvolvido junto de cerca de 1.300 automobilistas, indica que os condutores que percecionam ter mais stress na sua actividade profissional são os que revelam mais comportamentos agressivos ao volante. Já os condutores que mais se preocupam em manter um estilo de vida saudável são os que revelam menos tendência para a agressividade ao volante.

Os dados corroboram ainda o resultado de outros estudos anteriormente desenvolvidos, que apontam para a existência de uma relação direta entre a agressividade ao volante e o aumento de risco de acidente rodoviário. Os condutores mais agressivos são aqueles que frequentemente passam sinais vermelhos e utilizam o telemóvel sem sistema mãos livres, revela o estudo.

Pedro Teixeira, diretor geral da Continental Pneus Portugal, indica que, dado o compromisso da empresa com a segurança rodoviária, “o comportamento do condutor nas suas diversas variáveis é um tema que nos desperta especial interesse”. “O comportamento dos condutores é, sem dúvida, um tema que necessita de maior estudo, de forma a produzir conclusões que possam ajudar a delinear estratégias que apoiem a tomada de decisões”, defende.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.