[weglot_switcher]

Do Zoom à política europeia, passando por um novo contrato da internet. Quais os grandes temas da Web Summit?

Os nomes são muitos e os temas relevantes, mas quais serão os assuntos e temas mais aguardados? Entre os dias 2 e 4 de dezembro, Lisboa será o palco digital de uma edição única da Web Summit, uma das maiores feiras tecnológicas da Europa.
2 Dezembro 2020, 08h30

Uma das maiores cimeiras tecnológicas da Europa vai decorrer entre os dias 2 e 4 de dezembro, em Lisboa. É a quarta edição da Web Summit em Portugal. A grande novidade deste ano é que a feira tecnológica vai decorrer num formato 100% digital, contando com um vasto conjunto de personalidades da vida política, social e tecnológica. Os nomes são muitos e os temas relevantes, mas quais serão os assuntos e temas mais aguardados? O Jornal Económico responde.

Política europeia
Em ano de pandemia, a União Europeia assume uma importância extrema, numa altura em que os Estados-membros se debatem entre medidas de restrição, estados de emergência e estímulos económicos para preservar os modelos económicos e sociais existentes.

Para explicar isso, a presidente da Comissão Europeoa, Ursula von der Leyen, discorre no dia 2 de dezembro, entre as 12h10 e as 12h30 sobre a Europa de amanhã. “Uma Europa para todos” é o mote da intervenção da política alemã. O que tem isto a ver com a Web Summit? Tudo. Ursula von der Leyen coordena as pastas da supercomputação, da ética para a concorrência e da quinta geração da rede móvel, por exemplo.

O 5G, segundo a Huawei
Por falar em 5G, numa altura em que o setor das telecomunicações português vive em clima de “guerra”, Liang Hua, presidente do conselho de administração da Huawei, fala no dia 2, pelas 17h, sobre o futuro da tecnologia, dos tecidos empresariais e das sociedades assentes na nova vaga da rede móvel, A participação de Hua será interessante de assistir, tendo em conta que a própria Huawei tem obstáculos por atravessar no contexto do 5G.

5G? Não, a Samsung vai falar de inteligência artificial
A par da intervenção do líder da Huawei, Paddy Cosgrave, líder da Web Summit, também conseguiu trazer a Samsung para a cimeira tecnológica. Young Sohn, presidente da fabricante sul-coreana, falar sobre a evolução dos veículos autónomos, e como os dados dos proprietários dos carros podem ser valorizados em análises de dados através de Iinteligência artigicial e deep learning para melhorar os equipamentos. Sohn fala no dia 2, pelas 15h05.

Um novo contrato da Internet? O ‘pai’ da World Wide Web diz que sim
Sir Tim Berners Lee, o inventor da world wide web, vem à Web Summit falar do potencial da web, um potencial que, segundo Lee, passará pela formulação de um novo contrato social para a Internet, qual contrato social de Jean-Jacques Rousseau. Nesse sentido, Lee criou o projeto Inrupt, que defende que todos têm direito a ter acesso à Internet. Fala no dia 2, pelas 16h30.

O Zoom tem futuro no pós-pandemia? Eric Yuan explica
O Zoom, plataforma de videoconferência que permite realizar reuniões à distância e se revelou muitíssimo relevante em tempo de pandemia, ao ponto da invenção de Eric Yuan ter capitalizado ganhos astronómicos em bolsa quando os mercados bolsistas se ressentiam da pandemia, vai ser tema de debate na Web Summit. É, precisamente, essa a história que Eric Yua vai contar no dia 3, pelas 17h30. Qual o futuro desta plataforma? É isso que Yuan vai explicar.

Tecnologia ao serviço da economia, segundo a Microsoft
No final de novembro, o Governo português e a Microsoft Portugal assinaram um memorando de entendimento, que prevê um investimento concreto da empresa em Portugal, incluindo o apoio à formação de funcionários públicos com competências digitais. Na Web Summit, o presidente da Microsoft, Brad Smith, vai contar como é que os sector público e o sector privado podem cooperar para garantir que, em plena digitalização da economia, a tecnologia beneficia todos, alavancando oportunidades ao mesmo tempo que protege direitos. Smith fala no dia 3, entre as 18h e as 18h20.

Vivemos numa Europa adequada para a era digital?
A vice-presidente da Comissão Europeia e comissária com a pasta da política digital, entre outras, Margrethe Vestager, vai explicar por que motivo aprofundar a digitalização da economia e da vida social nos Estados-membros da União Europeia é uma prioridade política. “Uma Europa adequada para a era digital” será tema de conversa com Margrethe Vestager no dia 4, primeiro pelo 12h, em conferência de imprensa, e pelas 14h35 em conversa com Nicholas Thompson, diretor da revista Wired.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.