[weglot_switcher]

Docapesca vai investir 1,2 milhões de euros no porto de pesca de Sesimbra

Em causa está a construção de dois edifícios independentes: o pavilhão da lota do cerco e o pavilhão da escolha e acondicionamento de pescado.
6 Janeiro 2021, 19h20

A empresa pública Docapesca vai investir 1,2 milhões de euros na construção de edifícios de apoio ao cerco de pesca no porto de Sesimbra.

“A Docapesca lançou um concurso para a construção de dois edifícios de apoio à pesca do cerco no porto de Sesimbra, com um preço base de 1,23 milhões de euros, destinado à trasfega de pescado, a sua preparação e encaminhamento para a lota”, avança um comunicado da empresa.

Segundo esse documento, “trata-se da construção de dois edifícios independentes: o pavilhão da lota do cerco e o pavilhão da escolha e acondicionamento de pescado”.

A Docapesca adianta que a área de implantação destes futuros edifícios é de 1.870 metros quadrados, sendo a área de construção total de 2.950 metros quadrados.

A área de construção encerrada ascende a 1.700 metros quadrados, enquanto a área exterior coberta totaliza 1.050 metros quadrados.

“A obra inclui ainda instalações sanitárias, portaria e controlo de acesso, bem como os balneários de apoio à portaria, um cais elevado para carga de camiões TIR, a pavimentação do arruamento sob a pala, uma plataforma de acesso pedonal para visualização do interior da nave do cerco e alpendre na frente de cais marítimo”, acrescenta a referida nota.

A Docapesca assinala que será ainda implantada, a 4,5 metros de altura, uma pala sobre o arruamento que divide os dois pavilhões, “para proteção do percurso do pescado, evitando a sua contaminação pela chuva ou dejetos de aves”.

“Em 2020, Sesimbra foi o maior porto de pesca do continente no que diz respeito ao volume de pescado transacionado e foi também onde se transacionou o maior volume proveniente da pesca do cerco”, recorda a Docapesca, uma empresa do Setor Empresarial do Estado tutelada pelo Ministério do Mar, que tem a seu cargo, no continente, o serviço da primeira venda de pescado e o apoio ao setor da pesca e respetivos portos, dispondo de 22 lotas e 37 postos de venda de pescado.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.