Doenças cardiovasculares: responsáveis por mais de 30% das mortes

O Centro de Estudos de Doenças Crónicas recebeu a menção honrosa na categoria Investigação e Desenvolvimento no FNA com o projeto Poli4Hiper. Fique a conhecer melhor.

As doenças cardiovasculares constituem um grupo de doenças que afetam o coração e os vasos sanguíneos e são um importante problema de saúde, uma vez que, globalmente mais de 30 % das mortes estão relacionados com DCV, e a sua incidência aumenta dramaticamente com o envelhecimento da população.

Devido à sua prevalência, e ao aumento previsto na próxima década, o estudo e a procura de melhores tratamentos para as DCV têm ganho um maior interesse por parte dos setores académico e farmacêutico.

Estudos epidemiológicos têm mostrado uma relação benéfica consistente entre o consumo de frutas e vegetais e uma redução do risco DCVs. Estes efeitos têm sido associados à presença de uma classe de compostos muito abundante nas frutas e vegetais, os polifenóis. Os pequenos frutos são particularmente ricos nestes compostos e desta forma são considerados muito interessantes para o estudo dos seus efeitos benéficos.

Conheça melhor o projeto no vídeo em cima, onde estivemos à conversa com Cláudia Nunes dos Santos, Investigadora Principal do CEDOC e Andreia Gomes, aluna do CEDOC.

 

 

Este conteúdo patrocinado foi produzido em colaboração com o Food & Nutrition Awards.

Recomendadas

Importa “termos cuidado com o que comemos” por nós e pelo planeta

O projeto Caravana Agroecológica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa recebeu uma menção honrosa do júri na categoria Sustentabilidade Alimentar no Food & Nutrition Awards. Conheça melhor esta iniciativa.

Granola Senses: cuidar do corpo de forma simples através da alimentação

O produto da Simplus recebeu uma menção honrosa do júri na categoria Produto Inovação no Food & Nutrition Awards. Conheça melhor este projeto.

Alergia Alimentar: é urgente educar sobre esta problemática

O projeto educacional e de investigação FAC recebeu a menção honrosa na categoria Educação Alimentar no Food & Nutrition Awards. Conheça melhor este programa.
Comentários