[weglot_switcher]

Dois terços dos municípios portugueses recebem 3,1 milhões para alargar cobertura ‘wi-fi’

No dia em que se celebra o 50.º aniversário do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação, a Anacom adianta que, dos 143 municípios portugueses que se candidataram à segunda chamada da iniciativa da Comissão Europeia WiFi4EU, 80 conseguiram vales no valor de cerca de 1,2 milhões de euros.
18 Maio 2019, 01h34

Mais de 200 municípios portugueses, cerca de dois terços do total, receberam 3,1 milhões de euros em vales da Comissão Europeia para alargar a cobertura ‘wi-fi’ em locais públicos, divulgou hoje a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

No dia em que se celebra o 50.º aniversário do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação, a Anacom adianta que, dos 143 municípios portugueses que se candidataram à segunda chamada da iniciativa da Comissão Europeia WiFi4EU, 80 conseguiram vales no valor de cerca de 1,2 milhões de euros.

“Desta forma, eleva-se a 207 o número de municípios portugueses contemplados com verbas para a instalação de ‘wi-fi’ em locais públicos, uma vez que na primeira chamada, realizada no final de 2018, foram atribuídos vales a 127 municípios”, acrescenta.

“No total – acrescenta – estes municípios, que representam 67% dos municípios portugueses, já receberam 3,1 milhões de euros ao abrigo desta iniciativa”.

Nesta chamada estavam disponíveis 51 milhões de euros, tendo havido mais de dez mil candidaturas a nível da União Europeia e sido atribuídos 3.400 vales (no valor de 15 mil euros cada), o que significa que 34% dos candidatos foram contemplado com vales.

Segundo destaca a Anacom, “Portugal teve um resultado superior, dado que cerca de 56% dos municípios que se candidataram receberam vales”.

Com a conclusão desta segunda chamada, aumentam para 6.200 os municípios da União Europeia que receberam verbas para a instalação de ‘wi-fi’ em locais públicos, fazendo Portugal parte de um grupo de países em que mais de metade dos municípios que se candidataram já beneficiaram de vales, a par de países como a Croácia, Grécia, Irlanda, Bulgária, Lituânia e Eslovénia.

Manifestando o seu “agrado” pelo “grande sucesso dos municípios portugueses na candidatura aos vales da Comissão Europeia”, a Anacom felicita “o contributo das autarquias portuguesas na promoção do acesso à Internet por parte de toda a população portuguesa” e “incentiva as empresas do setor das comunicações eletrónicas a prosseguir o investimento na expansão da rede de alta velocidade em todo o país”.

Segundo adianta, a Comissão Europeia “já reforçou as verbas para esta iniciativa, que contava com uma dotação de 120 milhões de euros”, sendo o objetivo “que venham a ser contemplados um total de nove mil municípios, o que eleva o valor afeto à iniciativa para 135 milhões de euros”.

A iniciativa WiFi4EU tem como objetivo “proporcionar acesso à Internet de alta qualidade a residentes e visitantes locais nos principais centros de vida da comunidade local”, como parques, praças, bibliotecas ou edifícios públicos, “contribuindo para a redução da exclusão digital, especialmente em comunidades de áreas rurais e locais remotos e para o aumento do acesso aos serviços públicos ‘online’ que melhoram a qualidade de vida nas comunidades locais”.

O financiamento europeu destina-se a cobrir os custos de equipamento e instalação do sistema de ‘wi-fi’.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.