[weglot_switcher]

Dominic Raab substitui David Davis enquanto ministro responsável do Brexit

Dominic Raab foi promovido de secretário de Estado da Habitação para ministro responsável pelo Brexit, substituindo David Davis, foi anunciado esta segunda-feira.
9 Julho 2018, 10h57

Raab, de 44 anos e advogado de profissão antes de ser eleito deputado em 2010, foi um proeminente defensor da saída do Reino Unido da União Europeia durante o referendo de 2016.

Após as eleições de 2015 exerceu funções no Ministério da Justiça, mas em maio passado foi transferido para o ministério das Comunidades.

Na sua carta de demissão, Davis alegou que a proposta de criar uma zona de comércio livre entre o Reino Unido e a UE ao aderir às regras europeias controla, aprovada na sexta-feira, deixa o país “na melhor das hipóteses, numa posição de negociação fraca, e possivelmente inaceitável”.

Manifestando discordância com o plano da primeira-ministra, Theresa May, disse que, na sua opinião, “a consequência inevitável das políticas propostas será tornar o suposto controle pelo Parlamento ilusório, e não real”.

Invocou ainda ser do interesse nacional um ministro responsável pelas negociações para o Brexit “que seja entusiasta da sua estratégia, e não apenas um recruta relutante.”

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.