[weglot_switcher]

Dona da Google perde presidente executivo

Ainda não é conhecido o substituto de Eric Schmidt na presidência executiva do conselho de administração. A Alphabet já fez saber que o próximo chairman não terá funções executivas,
  • Flickr
22 Dezembro 2017, 12h11

A Alphabet, empresa-mãe da Google, anunciou na quinta-feira que Eric Schmidt, presidente executivo do conselho de administração da empresa, vai deixar o cargo para ser consultor técnico da tecnológica norte-americana.

Schmidt, que é considerado o terceio homem-forte da companhia, tendo entrado em 2001, inicia novas funções já em janeiro de 2018, mantedo o seu lugar na administração.

Em comunicado, a Alphabet agradeceu a “experiência e clarividência” de Eric Schmidt e informou que o norte-americano de 62 anos vai continuar como “consultor técnico para a ciência e tecnologia”.

“Larry, Sergey, Sundar e eu acreditamos que é a altura certa para avançar com esta transição na Alphabet. A estrutura da Alphabet tem trabalhado bem, tal como a Google e outras apostas nossas”, disse o homem que era chairman executivo do conselho de admnistração da companhia desde 2011.

Era Schmidt que liderava o conselho de administração quando, em 2015, a Google passou a chamar-se Alphabet Inc. Desde então, apenas a subsidiária da Alphabet responsável pelo motor de busca ‘Google’ manteve o nome original da empresa criada em 1998 por Larry Page e Sergey Brin.

Não se sabe para já quem substituirá Schmidt na presidência executiva do conselho de administração, mas a companhia já fez saber que o próximo chairman não terá funções executivas, um modelo que já é aplicado por tecnológicas como a Microsoft ou Apple.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.