[weglot_switcher]

Donald Trump apoia ‘One China’ em telefonema com Presidente chinês

Esta noite, os dois líderes dos países estiveram a conversar por telefone, o que terá feito o presidente dos Estados Unidos mudar de opinião e amainar a postura face à política ‘One China’.
  • Kevin Lamarque/REUTERS
10 Fevereiro 2017, 07h50

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e concordou em honrar a política “One China”, durante um telefonema, esta quinta-feira à noite, com o chefe de Estado chinês, Xi Jinping. A notícia foi avançada pela agência Reuters, esta madrugada, citando uma nota da Casa Branca.

Em comunicado, a residência oficial de Donald Trump indicou que os dois presidentes tiveram uma longa conversa telefónica e que “o Presidente Trump concordou, a pedido do Presidente Xi, em honrar nossa política “ ‘One China’”. De acordo com fontes diplomáticas em Pequim, a China estava apreensiva quanto a Xi Jinping se sentir humilhado caso o telefonema com Trump não tivesse o efeito que pretendia.

Ao que indica a agência noticiosa, durante o telefonema, conclui-se que com a questão da “Uma China resolvida, a relação entre as duas potências deixa de estar comprometida e podem, neste momento, ter os contactos normais.

O Presidente Xi já reagiu, afirmando que acredita “que os Estados Unidos e a China são parceiros cooperativos e, através de esforços conjuntos, podem fomentar as relações bilaterais para um novo patamar histórico”, em declarações à televisão estatal chinesa.

“O desenvolvimento da China e dos Estados Unidos pode complementar-se totalmente um ao outro e podemos avançar juntos”, acrescentou. Recorde-se que, em dezembro, Donald Trump pôs em causa a tradição diplomática com o país asiático ao conversar com a Presidente de Taiwan e dizer que os Estados Unidos não tinham de apoiar a política ‘One China’.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.