[weglot_switcher]

Donald Trump espera retoma robusta da economia no terceiro trimestre e anima Wall Street

A impulsionar o sentimento do mercado estão as declarações do presidente norte-americano, Donald Trump, e do secretário de Estado do Tesouro, Steven Mnuchin, terem referido que uma retoma robusta da economia no terceiro trimestre.
  • Traders work on the floor of the New York Stock Exchange (NYSE) shortly after the opening bell in New York, U.S., January 5, 2017. REUTERS/Lucas Jackson
20 Maio 2020, 15h03

A bolsa de Nova Iorque abriu em alta esta quarta-feira com ganhos acima dos 1%, com o setor do retalho em evidência, depois dos resultados relativos ao primeiro trimestre da Lowe’s e da Target.

A impulsionar o sentimento do mercado estão as declarações do presidente norte-americano, Donald Trump, e do secretário de Estado do Tesouro, Steven Mnuchin, terem referido que uma retoma robusta da economia no terceiro trimestre. Os investidores parecem reagir mais as estas declarações do que às do presidente da Reserva Federal, Jerome Powell, que alertou que várias vezes esta semana que a economia iria necessitar de mais estímulos.

Nas empresas, a Target superou as expectativas do mercado, registando um aumento das vendas comparáveis de 10,8% no primeiro trimestre de 2020. As receitas atingiram os 19,62 mil milhões de euros, e os resultados por ação fixaram-se em 0,59 dólares, acima das estimativas, que apontavam 0,45 dólares do resultado por ação.

Ainda assim, o EBITDA caiu 39% em termos homólogos para 1,9 mil milhões de euros, embora acima das expectativas. Ramiro Loureiro, analista de mercados do Millennium bcp, referiu que o “ponto fraco” da gigante do retalho norte-americano foi a margem bruta, “que ficou pelos 25,1% quando se esperava 27,4%”.

As ações da Target estão a desvalorizar 0,58%, para 122,46 dólares.

Já a Lowe’s sobe mais de 3% depois de bater as estimativas de Wall Street. As receitas trimestrais fixaram-se em 19,68 mil milhões de dólares, acima dos esperados 18,32 mil milhões, impulsionados pela subida de 11,2% das vendas comparáveis. Os resultados por ação fixaram-se em 1,77 dólares, contra 1,32 dólares por ação antecipados pelos analistas.

Esta quarta-feira, após o toque do sino de abertura da sessão de Wall Street, o industrial Dow Jones subia 1,03%, para 24.455,94 pontos; o S&P 500 avançava 1,29%, para 2.960,63 pontos; e tecnológico Nasdaq valorizava 1,35%, para 9.309,39 pontos.

Destaque ainda para a Facebook, que está a valorizar 3,99%, depois de o JPMorgan Chase ter mantido a recomendação de compra e o seu preço-alvo por ação em 245 dólares, acima da média dos analistas, que é de 238,5 dólares por ação.

O banco de investimento norte-americano justifica esta decisão porque espera que o novo produto da rede social de Mark Zuckerberg “Shops” acelere o comércio social e aumente os anúncios na empresa, à medida que mais clientes acedem ao Instagram e  Facebook na pesquisa de produtos.

Nas matérias-primas, o preço do petróleo avança mais de 3%. Em Londres, o barril de Brent, referência mundial, valoriza 3,98%, para 36,03 dólares. Nos Estados Unidos, o West Texas Intermediate sobe 3,88%, para 33,20 dólares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.