[weglot_switcher]

Donald Trump prepara-se para anunciar tarifas sobre importações de aço e alumínio à UE

A imprensa norte-americana indica que Trump irá a avançar com tarifas aduaneiras contra a UE. O tema foi abordado no encontro entre Angela Merkel e António Costa, esta quinta-feira, em Lisboa.
31 Maio 2018, 12h41

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve anunciar esta quinta-feira a imposição de tarifas aduaneiras sobre as importações de aço e alumínio à União Europeia (UE). A imprensa norte-americana indica que a administração Trump está decidida a avançar com a medida apresentada em março, depois de não ter obtido concessões da UE.

Segundo o “Wall Street Journal”, fontes próximas da Casa Branca indicam que Donald Trump decidiu intensificar a sua batalha comercial, frustrado com o fracasso das negociações em curso. O jornal avança ainda que as tarifas sobre as importações devem entrar em vigor já esta sexta-feira, sendo que o tema foi abordado no encontro entre Angela Merkel e António Costa, esta quinta-feira, em Lisboa.

“Se realmente forem impostas, temos uma posição clara: as taxas não estão de acordo com as regras da Organização Mundial do Comércio. Em Sofia, dissemos querer ser excluídos das taxas aduaneiras e fizemos propostas. Vamos responder em conjunto, mas não quero antecipar porque ainda não sabemos o que Trump vai fazer”, afirmou a chanceler alemã.

A medida, que o republicano já tinha vindo a ameaçar há alguns meses, poderá levar a uma resposta massiva dos Estados-membros. A UE já advertiu que, no caso de Donald Trump avançar com a medida, irá retaliar com tarifas sobre produtos americanos como motociclos, jeans e whiskey bourbon.

“A Europa tem uma política comercial comum e não nos deixamos dividir. Agiremos sempre em conjunto para que não se criem barreiras. Mas como sou otimista, espero que o tweet [de Trump sobre o assunto] traga boas notícias”, acrescentou o primeiro-ministro português.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.