[weglot_switcher]

Donald Trump: “Quem é o nosso maior inimigo: Powell ou o presidente Xi?”

“Temos um dólar muito forte e uma Fed muito fraca”, escreveu o presidente norte-americano no Twitter.
23 Agosto 2019, 16h43

O presidente dos Estados Unidos da América (EUA) voltou a criticar publicamente Jerome Powell e Xi Jinping. Pouco depois do discurso do presidente da Reserva Federal, em Jackson Hole, e do anúncio da retaliação de Pequim na guerra comercial, Donald Trump questionou-se no Twitter sobre quem seria o “maior inimigo” do país: o dirigente do banco central norte-americano ou o presidente chinês.

“Como de costume, a Fed não fez nada! É incrível que possam “falar” sem saber ou perguntar o que estou a fazer, que será anunciado em breve. Temos um dólar muito forte e uma Fed muito fraca. Eu vou trabalhar “brilhantemente” com ambos, e os Estados Unidos vão sair-se bem”, ‘tweetou‘ Donald Trump, depois de Jerome Powell não ter avançado com muitos detalhes sobre a política monetária norte-americana – ainda que tenha reconhecido que a incerteza provocada pela guerra comercial coloca novos desafios à ação do banco central.

Na série de farpas do governante esteve ainda a China, que anunciou hoje que ira impor taxas aduaneiras sobre produtos norte-americanos no valor de 75 mil milhões de dólares (cerca de 67,8 mil milhões de euros). O Ministério do Comércio chinês informou que iria aplicar tarifas adicionais – a entrar em vigor a 1 de setembro e a 15 de dezembro – a 5.078 bens dos Estados Unidos, que incluem produtos agrícolas, petróleo bruto, aeronaves e carros.

“O nosso país perdeu, estupidamente, biliões de dólares com a China durante muitos anos. Roubaram-nos a nossa propriedade intelectual a uma taxa de centenas de milhares de dólares por ano e querem continuar. Não vou deixar isso acontecer! Não precisamos da China e, francamente, seria muito melhor sem eles”, admite o presidente dos EUA.  “A nossa economia, por causa dos ganhos nos últimos dois anos e meio, é muito maior do que a da China. Vamos mantê-la assim”, sublinha.

Donald Trump usou ainda a rede social para reforçar a ideia de que o homólogo chinês não cumpriu a promessa de limitar as vendas de fentanil para os Estados Unidos, um opiáceo sintético que o presidente diz que mata “100 mil americanos por ano”. “Estou a pedir a todas as transportadoras, incluindo Fed Ex, Amazon, UPS e Post Office para procurar e recusar todas as entregas de fentanil da China (ou de qualquer outro lugar)”, refere.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.