[weglot_switcher]

Donald Trump quer conceder perdão presidencial a vários membros da sua família

A NBC News e o New York Times avançam que o perdão pode vir a abranger Eric e Donald Junior, bem como Ivanka Trump, assim como o marido da sua filha, Jared Kushner, e o advogado Rudy Giuliani.
3 Dezembro 2020, 10h44

O presidente Donald Trump está a discutir a possibilidade de conceder perdão presidencial para os membros da sua família, como os seus três filhos mais velhos, e para alguns associados, revelaram fontes próximas do assunto à “NBC News”.

Uma fonte envolvida no processo disse à publicação que Donald Trump sente que as investigações estão a apertar o cerco, mas que o presidente dos Estados Unidos continua a defender que ele e a sua família não cometeram atos ilegais.

O “The New York Times” já tinha reportado que existiam discussões acesas na Casa Branca devido à investigação de que Trump está a ser alvo, sendo que o presidente cessante quer conceder perdão a Eric e Donald Junior, bem como a Ivanka Trump, atual conselheira da Casa Branca, antes de abandonar a presidência. As fontes dizem ainda que o seu genro, e marido de Ivanka, Jared Kushner, e o advogado Rudy Giuliani, também foram mencionados para obter perdão presidencial.

Rudy Giuliani afirmou à “NBC News” que os relatórios eram “totalmente falsos”, apontando não existir qualquer conversa sobre o perdão presidencial. Apesar da Casa Branca não ter emitido um comunicado, Donald Trump levou a situação para o Twitter e admitiu que “a investigação do perdão é fake news”.

Na semana passada, Donald Trump concedeu perdão total ao seu ex-conselheiro de Segurança Nacional, Michael Flynn, mesmo depois deste se ter confessado culpado de mentir ao FBI por duas vezes. No passado mês de julho, Trump reduziu a sentença de prisão de Roger Stone, ex-assessor da campanha presidencial, que tinha sido preso por obstruir a investigação do Congresso relativamente à interferência por parte da Rússia nas eleições presidenciais de 2016.

Na cimeira tecnológica Web Summit, o ex-porta-voz de Trump, Anthony Scaramucci, que esteve no cargo durante 11 dias, afirmou que o presidente cessante “quer um acordo para ele e para a sua família não serem acusados juridicamente. Isso é melhor do que um perdão, porque o perdão é para um crime pelo qual uma pessoa tem de ser indiciada”.

O ex-porta-voz sustentou que Donald Trump está à espera de “um acordo no estado de Nova Iorque, na cidade de Nova Iorque e ao nível federal”. Para Scaramucci, a decisão mais certa para o presidente cessante era “pegar no telefone e dizer a Joe Biden exatamente o que quer”, de forma a que os dois cheguem a um acordo para o futuro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.