[weglot_switcher]

Donald Trump quer receber uma comissão se Microsoft comprar TikTok

“Os Estados Unidos deviam receber uma grande percentagem desse preço, porque estamos a tornar o negócio possível”, disse o presidente norte-americano.
  • Christopher Aluka Berry / Reuters
4 Agosto 2020, 10h23

A Microsoft está em negociações com a ByteDance, empresa-mãe do TikTok, para adquirir a operação norte-americana da rede social de vídeos curtos que tem sido o grande destaque da quarentena, preenchendo o dia de muitos jovens, mas também adultos que aderiram à moda.

Depois de ter dado 45 dias para a conclusão do negócio, o presidente norte-americano afirmou que o governo devia receber uma comissão por uma empresa norte-americana comprar um negócio chinês, avança a BBC.

Donald Trump disse que pediu “uma parcela substancial” do preço de compra a Satya Nadella, presidente executivo da Microsoft, através de uma conversa telefónica no fim da semana passada. Caso um negócio não aconteça até 15 de setembro, o presidente norte-americano prometeu banir a aplicação para smartphone de todo o território.

“Os Estados Unidos deviam receber uma grande percentagem desse preço, porque estamos a tornar o negócio possível”, revelou Trump. “[O dinheiro] viria da venda, na qual ninguém está a pensar, a não ser eu, mas essa é a minha maneira de pensar, e penso que é bastante justo”, assumiu o presidente.

A empresa-mãe do TikTok está sob pressão norte-americana para vender a rede social aos Estados Unidos, depois de Donald Trump ter ameaçado as empresas tecnológicas chinesas com um apagão em todo o território, ou seja, bloqueava o acesso a todas as empresas de tecnologia com origem chinesa.

Há várias semanas que o governo de Trump acusa a TikTok, bem como outras empresas chinesas, de fornecer dados de cidadãos norte-americanos ao governo chinês, uma acusação negada pelo governo de Pequim e pela ByteDance.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.