[weglot_switcher]

Donald Trump vira-se contra Fox News: “Esqueceram-se de quem os tornou famosos”

O canal conservador e tipicamente republicano tem sido alvo de críticas por parte do presidente ainda em exercício. Os ataques começaram depois da Fox News, forte aliado de Donald Trump, ter reconhecido Joe Biden e Kamala Harris como presidente-eleito.
  • Donald Trump
13 Novembro 2020, 12h32

Donald Trump lançou criticas ao canal conservador, e aliado dos republicanos, depois da estação televisiva ter reconhecido Joe Biden como presidente-eleito nas eleições presidenciais e ter declarado vitória ao democrata no estado da Arizona.

Na rede social Twitter, o presidente em exercício afirma que a principal diferença entre as eleições deste ano e as de 2016 (ano em que Trump foi eleito) é a posição da “Fox News”, acusando o canal de se “ter esquecido de quem os tornou famosos”.

“As audiências da Fox News de dia colapsaram completamente. Ao fim de semana ainda são piores. Muito triste ver isto acontecer, mas eles esqueceram-se do que os tornou famosos, do que os colocou lá. Esqueceram-se da galinha dos ovos de ouro. A maior diferença entre as eleições de 2016 e as de 2020 foi a Fox News”, escreveu o presidente no Twitter, na noite de quinta-feira.

Embora as eleições e as acusações de fraude eleitoral tenham despoletado uma nova corrente de críticas, Donald Trump tem vindo a atacar a estação televisiva há alguns meses, considerando que o canal não tem sido favorável na apreciação da sua política na Casa Branca. Face a esta realidade, Trump não escondeu a irritação de ver o canal a anunciar a eleição do democrata Joe Biden, quando o presidente ainda clamava por recontagem de votos.

Esta quinta-feira, fontes citadas pelo jornal digital “Axios”, afirmam que o atual inquilino da Casa Branca quer agora “destruir a Fox News”, lançando um projeto de comunicação televisiva na Internet. “Ele quer destruir a Fox. Não tenho dúvidas disso”, disse uma fonte próxima do presidente, citada pelo “Axios”.

O conflito agravou-se ainda mais depois da “Fox News” ter interrompido, na segunda-feira, a transmissão de uma conferência de imprensa de Kayleigh McEnany, assessora da Casa Branca, quando a porta-voz da campanha de Donald Trump disse que os democratas tinham sabotado o processo eleitoral.

Enquanto McEnany fazia acusações sem fundamento e afirmava que a administração de Trump tem intenção de apurar todos os “votos legais”, e não os “votos ilegais”, o apresentador Neil Cavuto, da “Fox News”, interrompeu a transmissão.

“Uau, uau, uau. Acho que temos que ser muito claros: [a porta-voz] está a acusar a outra parte de permitir fraude e o voto ilegal. A menos que ela tenha mais detalhes para fundamentar essa acusação, não posso continuar a transmitir isto”, afirmou Cavuto.

As críticas de Trump já começaram a fazer efeito, e um outro canal por cabo, o “Newsmax TV”, aumentou a sua audiência desde a eleição presidencial de 3 de novembro, aparentemente por repetir as denúncias sem evidências de fraude eleitoral por parte do presidente, segundo uma análise do canal televisivo “CNN”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.