[weglot_switcher]

Dono da Zara divulga portefólio imobiliário avaliado em mais de 15 mil milhões de euros

O grupo Pontegadea, detido por Amancio Ortega fez investimentos imobiliários no ano passado no valor de 2.065 milhões de euros. Principais operações foram feitas nos EUA e Reino Unido, com 61% do portefólio imobiliário global a estar localizado na Europa.
7 Julho 2020, 09h04

Amancio Ortega, fundador do grupo Inditex que possui entre outras empresas a Zara, revelou um portefólio imobiliário avaliado em mais de 15 mil milhões de euros no final de 2019, segundo fontes da empresa, conta o jornal “El Economista” esta terça-feira, 7 de julho.

O magnata espanhol anunciou também que vai proceder a uma reorganização do grupo Inditex que até agora reunia todas as holdings do grupo de Amancio Ortega, como as suas subsidiárias imobiliárias e interesses comerciais.

No final do ano fiscal de 2019, o grupo Pontegadea, destinado a negócios no setor do imobiliário, registou um lucro líquido de 1.778 milhões de euros, mais 14,7% do que no ano anterior, depois de contabilizar 104 milhões de euros em doações à Fundação Amancio Ortega. A empresa faturou 2.261 milhões de euros no ano passado, um aumento de 17,4% face ao ano anterior.

Em 2019, o grupo Pontegadea fez investimentos imobiliários no valor de 2.065 milhões de euros. As principais operações foram realizadas nos Estados Unidos, com destaque para as aquisições dos complexos Troy Block e Arbor Blocks em Seattle e 815 Connecticut Avenue em Washington e no Reino Unido, com a compra do The Post Building. De resto, é na Europa que se concentra 61% do portefólio imobiliário global do grupo.

O grupo Pontegadea pretende pagar 646 milhões de euros este ano em dividendos da Inditex, que distribuirão 0,35 euros por ação em 2020.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.