Dos ‘pastorinhos’ de Reagan ao ‘fado’ de Clinton. Momentos mais marcantes de presidentes dos EUA em Portugal

Eisenhower, Carter, Reagan,Clinton e Obama já estiveram em Portugal para encontros ao mais alto nível. Foram assinados acordos, esquadrilhas de aviões a jato sobrevoaram a Portela e houve guardas de honra e paradas militares.

O presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, poderá visitar Portugal já em agosto. A viagem estará a ser estudada pelos governos de ambos os países, sendo que os temas em cima da mesa serão essencialmente económicos e a base da Lajes. Trump deverá passar um dia em Portugal, antes ou depois de visitar Espanha.

1- Presidente: Dwight Eisenhower
Data da visita: 19 de maio de 1960

Força aérea portuguesa homenageia Eisenhower

O avião presidencial, Air Force One, aterra no aeroporto portela. Em Lisboa, à espera do líder norte-americano, estavam o embaixador dos EUA, Burke Elbrick, o presidente da República, Américo Tomas e o Presidente do Conselho, Oliveira Salazar. Guarda de honra, bandeira americana hasteada ao vento e esquadrilhas de aviões jacto da forca aérea portuguesa sobrevoam aeroporto.

2- Presidente: Jimmy Carter
Data da visita: 26 de junho de 1980

Um discurso de 22 minutos no aeroporto

No aeroporto da Portela aterra Jimmy Carter no avião presidencial. Ramalho Eanes e a mulher, Manuela Eanes, dirigem-se para o avião para receberem o presidente norte-americano, acompanhado da mulher Rosalynn Smith e da filha Amy Lynn. Francisco Sá Carneiro, primeiro-Ministro, também se encontra na comitiva de receção. Depois, Eanes e Jimmy Carter passam em revista as tropas em parada. Cada um dos chefes de Estado discursou entre 21 a 22 minutos. Depois seguiram de cortejo automóvel até ao Mosteiro dos Jerónimos.

3- Presidente: Ronald Reagan
Data da visita: 9 de maio de 1985

Reagan evoca pastorinhos de Fátima

Quando os deputados portugueses se sentaram na Assembleia da República para ouvir discursar Ronald Reagan, em 1985, poucos esperariam uma referência a Fátima e aos pastorinhos. Mas foi isso que aconteceu. Já na fase final do seu discurso, Reagan abordou a dimensão religiosa do homem. “A nossa reivindicação de liberdade humana e a nossa sugestão de que os direitos inalienáveis vêm de alguém maior do que nós estão ancoradas no transcendente”, disse, para depois evocar João Paulo II, seu amigo e aliado na luta contra o comunismo.

4- Presidente: Bill Clinton
Data da visita: 30 de maio a 1 de junho de 2000

Do paludismo à Base das Lajes: presidentes assinam vários acordos

Viu a Torre de Belém, esteve nos Jerónimos, visitou o Pavilhão do Conhecimento, jantou no palácio da Ajuda. Aqui, ouviu cantar o fado e o presidente Jorge Sampaio recordar-lhe que o exemplo dos norte-americanos no respeito pelos direitos humanos. Os dois países assinaram acordos sobre o combate ao paludismo, espaço aéreo, deportações e a base das Lajes.

5- Presidente: Barack Obama
Data da visita: 19 e 20 de novembro de 2010

Limusinas negras blindadas para Obama

Dezenas de viaturas, incluindo limusinas negras blindadas usadas pelo chefe de Estado estavam na pista do aeroporto, à espera da delegação norte-americana. O presidente norte-americano desceu sozinho e sorridente do avião. Seguindo o protocolo foi recebido na pista pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, pelo embaixador dos Estados Unidos em Lisboa, Alan Katz, e pelo corpo diplomático português. Os discursos oficiais de Obama e Cavaco Silva focaram-se na Base das Lajes, presença de tropas portuguesas no Afeganistão e as trocas comerciais entre os dois países.

Ler mais
Relacionadas

Donald Trump pode realizar uma visita oficial a Portugal em agosto

Caso se concretize, esta será a primeira visita do presidente norte-americano a Portugal. No entanto, o Ministério dos Negócios Estrangeiros português não confirmou ainda a informação.
Recomendadas

Força militar portuguesa vai defender aeroporto internacional do Afeganistão

Uma força militar portuguesa constituída por 170 militares parte em novembro para o Afeganistão, com a missão de defender o aeroporto internacional de Cabul, tendo este sábado recebido o Estandarte Nacional, na Batalha, no distrito de Leiria.

Governo britânico forçado a pedir adiamento do Brexit até ser regulamentado acordo

A Câmara dos Comuns votou este sábado a favor de uma proposta que força o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, a pedir um adiamento do Brexit até ser aprovada no parlamento britânico a legislação que regulamente o acordo de saída.

Bolsonaro inicia visita de dez dias para reforçar laços comerciais na Ásia e Médio Oriente

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, inicia este sábado uma viagem de dez dias para reforçar laços comerciais com parceiros da Ásia de Leste e do Médio Oriente.
Comentários