[weglot_switcher]

10 dicas fundamentais para passar um Natal mais seguro

A Doutor Finanças sublinha que “este ano, a somar às preocupações financeiras, não nos podemos esquecer das preocupações relacionadas com a nossa saúde devido à Covid-19”. Nesse sentido, saiba como é que poderá tornar o seu natal mais seguro, não só a nível financeiro, como no que à saúde diz respeito.
18 Dezembro 2020, 09h45

A empresa especializada em finanças pessoais e familiares, Doutor Finanças, elaborou 10 dicas para os portugueses passarem um natal mais económico e seguro numa altura em que a segunda onda da pandemia de Covid-19 se faz sentir em Portugal e também no resto do mundo.

A Doutor Finanças sublinha que “este ano, a somar às preocupações financeiras, não nos podemos esquecer das preocupações relacionadas com a nossa saúde devido à Covid-19”. Nesse sentido, saiba como é que poderá tornar o seu natal mais seguro, não só a nível financeiro, como no que à saúde diz respeito.

Planear as compras

Mesmo que falte apenas pouco mais de uma semana, estamos sempre a tempo de planear. Para isso, basta pensar e pesquisar o que vamos oferecer e a quem vamos oferecer. No entanto, para que não gastemos mais do que pretendemos ou do que temos, é importante que antes façamos as contas e percebamos quanto é que podemos/queremos gastar por cada pessoa e no total.

Ofereça prendas “conjuntas”

Esta dica tem dois sentidos possíveis. Por um lado, podemos juntar-nos a alguém para oferecer um presente a uma terceira pessoa, ou, por outro, podemos oferecer um só presente a mais do que uma pessoa, por exemplo, aos nossos pais. Podemos oferecer algo que pode ser partilhado, nomeadamente, vouchers de experiências para dois. Fica mais em conta.

Opte pelo comércio eletrónico

Além de nos estarmos a proteger e a evitar expor-nos ao aglomerado de pessoas nos espaços comercias, vamos também estar a poupar tempo e dinheiro. Existem muitas marcas que fazem promoções e descontos exclusivamente para quem comprar online.  Numa altura em que falta pouco tempo para o Natal, alguns presentes comprados online podem não chegar a tempo. Mas não desista. Desta forma pode comprar o que quer e poupar dinheiro. A solução pode passar por fazer um postal de Natal onde indica o que a pessoa vai receber.

Ofereça cheques-prenda

Podemos sempre recorrer aos cartões oferta. Se, por exemplo, estabelecermos o limite de 15 euros por prenda, poderemos comprar um cartão presente nesse valor. Assim, quem receber o nosso presente, poderá utilizar o cartão para comprar algo de que realmente gosta e/ou precisa.

Evite pagar com cartão (crédito e não só) 

Associada a esta dica, vêm outras, igualmente importantes. Primeiro que tudo é aconselhável que tentemos pagar as nossas despesas natalícias sempre com dinheiro físico. E isto porque vamos conseguir perceber melhor o que está a sair da nossa carteira. Em segundo lugar, mesmo que tenhamos de pagar em cartão, devemos evitar utilizar o de crédito. Ao usarmos o cartão de crédito podemos estar a gastar mais do que podemos e o presente pode tornar-se mais caro no futuro, devido às taxas de juro associadas.

Não recorra ao crédito pessoal  

A época natalícia leva a que disparem os níveis de consumo. São muitas as famílias que recorrem aos bancos para financiarem as suas necessidades e desejos. No entanto, solicitar um crédito pessoal devido ao Natal, pode criar problemas de sobre-endividamento no futuro. Vamos comprar o presente hoje, mas vamos estar a pagá-lo durante uma série de tempo. Temos ainda de acrescentar os juros que vão tornar o presente mais caro do que realmente foi.

Por isso, é importante fazermos um planeamento. Podemos optar por utilizar as nossas poupanças ou o subsídio de Natal para comprar as prendas a pronto, principalmente nesta altura, onde reina um clima de incertezas económicas devido à Covid-19.

Aproveite as promoções 

Mesmo que a Black Friday ou a Ciber Monday já tenham passado, ainda é possível fazer compras mais baratas. A verdade é que são muitas as lojas que têm promoções o ano inteiro de seleção de artigos.  Outra solução passa por adiar estas compras para o final de dezembro, altura em que todas as lojas entram em saldos. Embora a maioria dos portugueses não considerem esta como uma opção viável, a verdade é que permite poupar muito, mas muito dinheiro.

Cozinhe os pratos e as sobremesas de Natal

Uma grande fatia das despesas de Natal é precisamente a comida. No entanto, mais cara ainda é a opção de encomendar ou ir comer fora. Além de ser mais barato confecionar as nossas refeições e sobremesas em casa, também é mais seguro.

Reúna a família e os amigos à distância  

Apesar do cenário atual, felizmente existem as tecnologias que permitem encurtar as distâncias. Se não pudermos/quisermos reunir a família, para garantir a segurança de todos, podemos recorrer às plataformas online existentes para realizar o encontro. Podemos escolher fazê-lo durante o jantar e (ou apenas) para partilhar o momento de abrir os presentes, por exemplo.

Reveja todos os seus custos

Se temos vários créditos em mãos, como por exemplo, um crédito automóvel, um crédito pessoal para o computador e ainda cartões de crédito, podemos optar por consolidar todos os nossos créditos. Assim, vamos ficar apenas com um só crédito e mais barato. Se por outro lado, a maior fatia do orçamento mensal vai para a prestação do crédito habitação, a solução pode passar por transferir o crédito para outra entidade.

O mesmo acontece com os seguros. O especialista em finanças pessoais e familiares aconselha ainda a rever os nossos contratos (luz, telecomunicações) e cancelar aqueles que não utilizamos (serviços de streaming, ginásio, entre outros).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.