[weglot_switcher]

Duro golpe para a indústria britânica: Honda planeia fechar fábrica no Reino Unido

Construtora nipónica parece querer furtar-se às consequências do Brexit e concentra produção no país de origem, apesar de oficialmente não ser essa a explicação. É mais uma má notícia para a indústria britânica.
18 Fevereiro 2019, 16h48

A Honda Motor Corp. planeia fechar a sua fábrica no Reino Unido, o que irá fazer desaparecer cerca de 3.500 postos de trabalho no Reino Unido. A decisão surge em resposta às tendências do mercado global e não está relacionada com os Brexit, diz Justin Tomlinson, membro do parlamento britânico, citado por vários jornais do país. Tomlinson é membro do Partido Conservador, que se tem esforçado por um Brexit a qualquer preço – mesmo que para isso possa não haver um plano ordenado de saída.

Apesar disso, os analistas não estão convencidos de que o Brexit esteja tão afastado da decisão. A fábrica da Honda, no sudoeste da Inglaterra, tem capacidade para produzir 160 mil carros por ano. A decisão é um duro golpe para a indústria britânica, que está a lutar contra as deslocalizações relacionada com o Brexit.

A Ford Motor Corp. , que anunciou milhares de cortes de empregos na Europa este ano, disse na semana passada que um Brexit duro seria “catastrófico” para a indústria automobilística do Reino Unido e para suas próprias instalações de produção. À medida que o impasse político se arrasta, os investimentos na indústria automóvel britânica caíram quase metade no ano passado.

Em termos oficiais, a Honda indicou que o fecho da sua unidade britânica fica a dever-se às transformações que estão a ser operadas no setor automóvel – de que resultou a evidência de que a melhor opção para a Honda seria a concentração da sua atividade no país de origem, o Japão.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.