[weglot_switcher]

É hora de voltar a comprar ações da banca europeia, dizem UBS e Citi

Crise da lira turca forçou uma queda das cotações das instituições financeiras. Depois desta correção, chegou a hora de voltar a comprar ações dos bancos.
16 Agosto 2018, 18h38

Algumas das empresas de análise de investimento mais influentes da comunidade financeira acreditam que chegou a hora de voltar a investir nas ações do sector financeiro europeu. A UBS Wealth Management e o Citi, duas reputadas instituições financeiras, recomendam ambas a compra de ações da banca, alegando que a punição que os bancos têm sofrido com a crise turca já se reflete nos preços das ações.

A correção causada pela Turquia desencadeou uma grande onda vendedora de toda a zona euro, como está evidenciado pelo índice Stoxx 600 Index Banks, que caiu para os níveis mais baixos desde o final de 2016. A UBS acredita que a queda tem sido “muito difícil” e que a reação à crise turca foi exagerada.

A empresa suíça acredita que os bancos europeus estão agora numa situação de sobrevenda. Uma avaliação que contrasta com a opinião que o banco sustentou no mês passado sobre ações europeias. Em julho, o UBS conseguiu prever a correção de agosto e assegurou que o mercado não estava a ponderar devidamente as áreas de maior risco.

Também nesta semana, o Citi recomendou a compra de ações de bancos europeus com dois argumentos principais. O primeiro é que as avaliações são novamente atraentes após a grande queda de agosto. E o segundo, acredita a instituição, é que as expectativas de crescimento de dividendos também apoiam a possibilidade de assumir posições neste momento.

Nesta altura, os bancos europeus recuperam timidamente, após as fortes quedas acumuladas nas semanas anteriores. Apenas em agosto, o índice Stoxx 600 Banks perdeu cerca de 6% do seu valor. Nenhum outro setor caiu tanto desde o início do colapso da libra turca. Bancos italianos, os alemães Deutsche Bank e Commerzbank, e o BBVA da Espanha sofreram quedas de dois dígitos desde o início do mês de agosto.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.